sábado, 20 de fevereiro de 2010

Jesus Gay

O assunto não é novo, a polêmica sobre uma suposta homossexualidade de Jesus já foi levantada até por teólogos alemães, mas sempre provocou muito barulho. Há quem ache mesmo que Jesus Cristo nunca foi modelo de virilidade. Toda sua meiguice, generosidade e caridade passam longe dos estereótipos machistas, afinal de contas, Paz e Amor não é coisa para machões. Ademais, o personagem Jesus nunca se relacionou com mulheres e vivia cercado de homens (discípulos). Agora o assunto retorna na Espanha numa polêmica exposição fotográfica.
Após ameaças, mostra com Jesus gay é cancelada na Espanha
Fonte: BBC

A exposição de uma polêmica releitura da vida de Jesus Cristo, que inclui cenas de homossexualismo, prostituição e forte conteúdo sexual, teve de sair de cartaz na Espanha após levantar a ira de grupos católicos.

A série Circus Christi foi descrita pelo seu autor, o fotógrafo Fernando Bayona, como "uma visão atualizada da vida de Jesus pelo filtro da sociedade atual, nas quais os personagens vivem vidas paralelas às narradas nos textos bíblicos".

Em uma das 13 fotografias, o dolorido nascimento de Jesus se dá em um precário ambiente caseiro. A sua pregação é simbolizada por um show de rock.

E talvez o mais polêmico retrato seja o Beijo de Judas, no qual dois modelos masculinos, um com a camisa aberta no peito, trocam carícias. A foto empresta uma estética amplamente utilizada na publicidade.

Grupos católicos espanhóis qualificaram a mostra de "blasfêmia" e disseram que o "escárnio" do artista "fere o sentimento dos cristãos".

Por causa dos protestos e ameaças de grupos católicos e a polêmica criada na imprensa e na sociedade local, a universidade decidiu suspender a exibição alegando que não poderia garantir a segurança no local.

Bayona disse que a decisão de encerrar a mostra foi de mútuo acordo entre ele e a universidade, "para não colocar ninguém em perigo".

Entre as cenas registradas estão a Anunciação pelo Espirito Santo (uma fada), o Natal, a Pregação, o Sermão da Montanha, a Santa Ceia, o Traição de Judas (beijo), a Cruxificação, a Pietá, a Ressureição entre outras.









Nenhum comentário: