segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cronologia do Apartheid





Racismo Constitucional
Ao longo do séc XX, a África do Sul caminhou na contramão do resto do mundo. Enquanto a maioria das nações legislava para suavizar preconceitos e formas de segregação, naquele país o esforço era inverso. Apartar brancos de negros se tornou questão legal e constitucional, além de territorial, e definiu um regime de governo.

Cronologia do Apartheid:
1913 - O Native Land Act reparte o território do país. Os dois terços da população compostos por negros ficam com 7,5% das terras. A minoria branca abocanha nada menos que 92,5%. Um negro só pode viver fora de suas terras se estiver empregado em propriedades de brancos.
1949 - Proibição de casamentos mistos. Restrição do direito de ir e vir dos negros, obrigados a portar passes especiais para circular nas cidades.
1950 - Proibição de relações sexuais entre negros e brancos. Obrigatoriedade de definição da "raça" nos registros de nascimento. Proibição de partidos de oposição ao governo. Criação de áreas especiais, 100% habitadas por brancos - negros só entravam para trabalhar.
1951 - Criação dos "bantustões" (homelands) onde negros podiam residir e supostamente ter propriedades. A idéia era criar uma África do Sul inteiramente branca, controlando bolsões negros como se fossem nações separadas, mas dependentes.
1953 - Proibição do uso dos mesmos locais públicos por negros e brancos - bebedouros, banheiros etc. Criação de um sistema de ensino especial para negros, com o claro objetivo de rebaixar a formação dos nativos.
1956 - Aprovação de leis que regula a segregação profissional.
1958 - Segundo passo do projeto de uma África do Sul 100% branca: lei dá "independência" aos "bantustões", mas com líderes indicados pelo governo sul-africano.
1971 - É proibida a cidadania sul-africana aos habitantes dos "bantustões". Eles podiam trabalhar no país de origem, mas na condição de "imigrantes".

O Pós-Apartheid
Em 2 de Fevereiro de 1990, na abertura do parlamento, o presidente sul-africano de Klerk declarou que o apartheid havia fracassado e que as proibições aos partidos políticos, incluindo o ANC, seriam retiradas. Nelson Mandela foi libertado da prisão. De Klerk seguiu abolindo todas as leis remanescentes que apoiavam o Apartheid. Mandela torna-se presidente nas primeiras eleições presidenciais livres em muitos anos, fazendo um governo de conciliação nacional.

No caso da África do Sul, a segregação foi uma invenção holandesa (Afrikaner) que já estava bem estabelecida bem antes da ocupação inglesa. Os holandeses, carregam entre suas tradições mais caras o racismo de pele, herança maldita do calvinismo. Se não fosse assim, este problema já crônico seria muito mais fácil de enfrentar.Aliás o apartheid foi comandado pelos afrikaners, pois a divisão na África do Sul não se dá somente entre brancos e negros, mas também entre afrikaners (holandeses) e ingleses. Eles não vivem nos mesmos subúrbios, não freqüentam os mesmos clubes, as mesmas escolas, é tudo meio separado.

Os ingleses (40% dos brancos), são mais ricos, vivem na sua maioria em Johannesburg, Cape Town e Durban, e pouco se importam com os afrikaners (os maiores alvos da antipatia negra). Já os afrikaners (60% dos brancos) são bem conservadores, são bem identificados com o campo, menos prósperos que os ingleses, e vivem por todo o país, especialmente nas cidades médias e menores, exceção feita à Pretoria, única metrópole que eles suplantam os ingleses. Em Cape Town por exemplo, os subúrbios norte são Afrikaners, enquanto os ingleses vivem nos subúrbios sul.

A taxa de homicidios é extratosférica, no entanto mais importante do que a quantidade de homicídios é a forma como eles acontecem. No Brasil, a maioria absoluta ocorre dentro dos próprios bolsões de pobreza, entre guerras de traficantes e cobranças de dívidas de droga. Claro que há latrocínios, mas não na mesma intensidade.
Em Johannesburg, a situação é muito mais grave do que no Rio ou em São Paulo. Não é guerra de tráfico e nem briga de peixeira na periferia que alavanca as estatísticas, mas crimes brutais que acontecem ao longo da cidade inteira, com exceção dos subúrbios ricos e habitados exclusivamente por gente branca. a herança maldita do apartheid é essa. A tendência é que cada vez mais os brancos se mudem do país, algo que já vem acontecendo há algum tempo.

Respira-se medo na África do Sul, e especialmente em Johannesburgo. Você sente o ar pesado, as pessoas preocupadas. Sandton, um distrito chique de Johannesburg, na verdade é uma coleção de shopping centers e protegidíssimos condomínios residenciais. Em Sandton as pessoas não andam nas ruas. Saem de casa e, ainda dentro do seu condomínio fechado, entram em seus carros blindados. Alguns carros são equipados com lança-chamas. As janelas vão fechadas até o local de trabalho, que ficam em torres de escritórios acopladas aos tais shopping centers. Trabalha-se, come-se e vive-se dentro de enormes complexos de lojas e escritórios. Muitos brancos moram em condomínios fechados em que, para chegar até a porta da sua casa, é preciso vencer três barreiras de grades e cercas elétricas. Como se um Tiranossauro Rex a qualquer momento pudesse invadir o local.

Nenhum comentário: