domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cineasta : Denys Arcand

Denys Arcand - (1941 - Deschambault, Québec - Canadá) - Diretor, escritor e roteirista franco-canadense.


O Declínio do Império Americano ( 1986 - Le déclin de l’empire américain)
Indiscrições, Infidelidades, Confissões, Acrobacias e tudo o resto que faz do sexo o único assunto de que vale a pena falar.
O que as mulheres realmente pensam dos homens? Do que falam quando eles não estão presentes?
E os homens, do que falam?
Enquanto Rémy, Pierre, Claud e Alain, professores na faculdade de História, preparam um jantar requintado, as suas companheiras, Dominique, Louise, Diane e Daniekke, treinam-se num ginásio de musculação. Os homens falam sobre as mulheres e as mulheres sobre os homens.
Destas duas conversas sobressai a mentira de uma época e a busca de cada um deles, pela felicidade individual a qualquer preço. Fantasias, tentação, desejo, indiscrições, infidelidades, confissões, acrobacias e tudo o resto que faz do sexo o único assunto de que vale a pena falar.



Jesus de Montreal (1989 - Jésus de Montréal)
Um grupo de atores monta um heterodoxa, mas aclamada peça sobre a Paixão de Cristo a qual incita a oposição da Igreja Católica enquanto a vida dos próprios atore começa a se espelhar na própria Paixão.
Os atores, sobretudo Daniel, que faz o papel de Cristo, ultrapassam a simples representação ao tentarem, com sua versão moderna e inovadora, uma aproximação que provoque o espectador. As autoridades religiosas atorcondenam a idéia e interditam as representações. Tal fato cria uma estranha atmosfera entre os es, agora crentes perseguidos, e as autoridades.


As Invasões Bárbaras (2003 - Les Invasions Barbares)
Esqueça as continuações caça-níqueis... Se você quer ver um filme que faça pensar de bom humor, com os pés no chão, invista seu tempo em As Invasões Bárbaras.
O filme canadense... bem, na verdade se trata de um filme do Quebec, região francófona que há anos tenta tornar-se independente do Canadá. O filme recebeu os prêmios de melhor roteiro e melhor atriz (Marie-Josée Croze) em Cannes e concorreu à Palma de Ouro de 2003.
À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos... O filme fala da morte mas principalmente da vida e outras coisa!




A Era da Inocência (2007 - L'Âge Des Ténèbres)
Em seus sonhos, Jean-Marc LeBlanc (Marc Labrèche) é um cavaleiro valente, uma estrela dos palcos, um artista que vive com mulheres aos seus pés – e em sua cama. Na vida real, é um sujeito muito diferente. Cidadão comum, seu trabalho é ouvir pacientemente pessoas que chegam a seu departamento procurando ajuda. Em casa, sua mulher está muito ocupada para prestar atenção nele e suas filhas adolescentes não lhe dão a mínima. A tentação de seguir vivendo em sua terra de sonhos é muito grande, mas Jean-Marc decide dar uma última chance ao mundo real.

Nenhum comentário: