sábado, 20 de fevereiro de 2010

O Valor da Atividade Física

Os exercícios físicos fazem um bem enorme para a saúde em geral, e em especial para o coração, pois para mandar mais sangue para a circulação ele tem que bater mais rápido e mais forte; com o tempo, o coração se torna maior e forte. Normalmente, o volume de sangue bombeado a cada batida é de 700 ml a 800 ml no homem e de 500 ml a 600 ml na mulher. Os exercícios aeróbicos costumam levar estes valores para 1000 ml a 1300 ml nos homens e de 1000 ml e 1100 ml nas mulheres.
Com o tempo o seu coração passa a ser condicionado ao esforço, ficando mais econômico e eficiente, com isso em repouso, o coração não vai precisar fazer tanto esforço e, assim, a freqüência cardíaca (o número de batimentos) diminui, isto é, com um número menor de batimentos ele consegue bombear muito sangue para todo o seu organismo.

As artérias coronárias também se beneficiam. São elas que alimentam de sangue o próprio músculo do coração (miocárdio). E como ele é o órgão da vida, fica bem nutrido e baterá com mais eficiência. Outra coisa: vida sedentária quase sempre é acompanhada de uma alimentação desequilibrada, com excessos de doces e frituras que costumam provocar acúmulo de gordura nos vasos sangüíneos. Resultado: aterosclerose e infarto.

Os exercícios físicos promovem a limpeza de veias e artérias, pois eles aumentam a taxa do HDL (o famoso colesterol bom) que funciona como um verdadeiro faxineiro de artérias. E mais: para atender à demanda de sangue para musculatura e órgãos, o organismo acaba criando vasos colaterais, isto é, os órgãos passam a ter mais sistemas de fornecimento de sangue. Conclusão: o coração passa a ficar mais irrigado, com isso mais protegido de um infarto. Um verdadeiro ciclo de benefícios!

Os pulmões também saem ganhando. Com o corpo em atividade, os alvéolos pulmonares aumentam de volume, conseguem captar muito mais oxigênio e todo o organismo fica mais oxigenado. Já em repouso respiram de forma mais econômica.

Com os exercícios físicos regulares você se beneficia de uma forma inteligente, pois além de estar se cuidando, você está investindo num dos seus maiores patrimônio: o seu corpo.

Outros benefícios:
- Acelera o metabolismo, aumentando a disposição no dia-a-dia
- Ajuda a controlar o peso corporal
- Reduz o colesterol total e eleva o colesterol bom (HDL)
- Reduz os triglicerídeos
- Fortalece o coração e reduz o risco de doenças coronárias e infarto
- Melhora a circulação e reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como arterosclerose (placas de gordura) e derrames
- Melhora a capacidade pulmonar e aumenta a capacidade de consumo de oxigênio
- Diminui o risco de desenvolver pressão alta e ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão.
- Facilita o controle do diabetes, diminuindo a resistência à ação da insulina (hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue e diminui o risco de desenvolver a diabetes tipo 2
- Protege o fígado reduzindo as gorduras
- Ajuda a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis
- Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice
- Reduz o estresse e os sentimentos de depressão e ansiedade, promove o bem-estar psicológico
- Reduz o risco de câncer de cólon.

Nenhum comentário: