sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Papa recorre a Freud


Depois de tanto combater a Psicologia por considerá-la uma ciência essencialmente atéia, o Vaticano acaba por se render à analises psicológicas para identificar seminiaristas com inclinações homossexuais.

Vaticano recorrerá a psicólogos para evitar seminaristas homossexuais


O Vaticano anunciou nesta quinta-feira que recorrerá a psicólogos para avaliar se os candidatos a entrar nos seminários são homossexuais. Segundo documento divulgado pela Congregação para a Educação Católica, o Vaticano considera que o emprego de psicólogos pode ser "útil em certos casos".
Entre os sintomas que os psicólogos deverão detectar estão "as dependências afetivas fortes", a "identidade sexual incerta" e "a tendência arraigada à homossexualidade", informa o texto.
A "rigidez de caráter" também está entre as preocupações da hierarquia da igreja no momento de selecionar os futuros sacerdotes.
De acordo com o documento, o recurso a psicólogos, que não farão parte do corpo docente, deverá contar com "o consentimento prévio, livre e explícito do candidato" do sacerdote.
O documento, que tem o título "Orientações para o uso das competências da psicologia na admissão e formação dos candidatos ao sacerdócio", foi preparado durante seis anos e aprovado pelo papa Bento 16.
A doutrina católica considera a homossexualidade algo intrinsecamente equivocado e a nova disposição considera que homossexuais não poderão se tornar sacerdotes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se depois de tantas críticas a Igreja acabou se rendendo a Psicologia, será uma questão de tempo até que aceite padres gays assumidos.