sábado, 27 de dezembro de 2008

Tesão em Reclamar


Brasileiro tem tesão em reclamar. Herdamos dos portugueses. Um amigo que está morando na terrinha me contou que nossos irmãos reclamam o dia inteiro, muito mais do que a gente. É unanimidade, todo mundo gosta de reclamar. Reclamar dá tesão. Por isso, quando a gente reclama, diz que está metendo o pau. O lance é meio sexual, libido reprimida.

Quem é que vai querer saber de coisa boa ? Os jornais iriam à falência se dessem enfase ao lado positivo das notícias. O que vende jornal é a fofoca, a picuinha, a tragédia, a corrupção e a violência. Mas as coisas boas acontecem sim, e são muitas. Estão lá esquecidas nas notinhas vagas e discretas, ou mesmo nas entrelinhas de quem sabe ler.

Parece nunca estamos satisfeitos com nada. O negócio é sair metendo a boca. É como a história do ovo e a galinha, já não dá mais pra saber se tudo está uma droga porque a gente só reclama ou se a gente só reclama porque tudo está uma droga. É um ciclo vicioso. Reclamar vicia.

Se ele fala pouco é porque ele é sem graça, se fala muito é porque ele é um chato, se não fala é porque ele é metido e arrogante, se ele fala normal é porque ele é medíocre. Sempre poderemos reclamar, é um direito conquistado. Pior é que só reclamar é inócuo, não resolve o problema, reclamamos de braços cruzados. Se quizermos mudar algo, deveriamos antes mudar a nós mesmos, pois é mais com base em exemplos do que nas críticas, que se operam transformações.

Mas se a gente não reclamar vamos fazer o quê? Aí tem que fazer alguma coisa. Aí também não dá, já está tudo uma droga e ainda tenho que fazer alguma coisa? Já é demais. Estão querendo o quê, o meu sangue? Essa cambada de incompetentes, corruptos, salafrários! Me deixem reclamar! O quê agora, não posso nem reclamar? É só o que me faltava! Esses americanos escrotos! Esses políticos nojentos! Essa televisão que só passa porcaria! Esses músicos medíocres! Essa fila que não anda! Esse chefe cretino! Essa empresa exploradora! Esse celular tocando! Essa bateria que acaba! Esses artistas conceituais! Esse Caetano Veloso! Ahhhhhhhh, gozei!!!!

Aí é só virar pro lado, dormir e sonhar com os anjinhos. Sensação de dever cumprido. Boa noite. E assim caminha a nação.

Nenhum comentário: