quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Cocooning


Cocooning, vem da palavra cocoon (que, em inglês, significa casulo) e designa-se como aquela atitude que consiste em ficar dentro de casa, só saindo a título excepcional para a rua a fim de satisfazer necessidades mais essenciais. O cocooning significa pois um estilo de vida caseiro, doméstico (domesticado ?) subentendendo uma desconfiança adquirida face ao convívio social com os outros, e temor e antipatia para com a vida social nos espaços públicos. Significa, além disso, um novo tipo de socialização, por mais paradoxal que pareça ser: a socialização ou integração social por via do isolamento individual da pessoa que, atomisticamente, e encerrada na sua «casa-cela» se conecta com o mundo por intermédio da tecnologia.

O neologismo cocooning nos anos 1990 ao pretender exprimir a disposição das pessoas de se protegerem face às realidades cruéis e imprevisíveis do mundo exterior, como seria supostamente o caso da atual geração que teria tendência de se refugiar no abrigo do conforto e do calor da casa, e não em empreender um estilo de vida convivial e sociável. A isso não seria certamente estranho a crescente presença da Internet no quotidiano dos indivíduos, que lhes permitiria estarem conectados , ainda que estando encerrados em casa.

Precursor desta atitude seria o autor inglês E.M.Forster que no seu livro de ficção científica teria prevista pela primeira vez a generalização da atitude típica do cocooning. Com efeito, ele imagina um mundo onde os indivíduos ficariam encerrados na sua célula hexagonal, pouco dispostos a manterem contatos humanos diretos ou a empreenderem viagens, por mais curtas ou próximas que fossem, e que não comunicam senão por via dos aparelhos eletrônicos. Forster descreve, de forma pessimista, uma humanidade que se caminha para a sua própria perda, pois vai perdendo o gosto pela ação e pela iniciativa, rendendo-se ao fatalismo e à indiferença.

Nesse século XXI os avanços tecnológicos e a indústria eletrônica tem vindo cada vez mais a impor às sociedades e aos indivíduos, moldando o seu quotidiano e as suas atitudes para com os outros e para consigo mesmo. A atitude cocooning pode também estar encobrindo transtornos psiquiátricos não diagnosticados como fobias, pãnico e quadros depressivos.

O Cocooning pode ser dividido em três tipos:

- COCOONING SOCIAL: aonde o indivíduo, devido a uma série de fatores, se isola dos demais, passando mais tempo ou em casa ou em alguns poucos locais (lan-house, escola....)
- COCOONING BLINDADO: aonde devido aos fatores relacionados com a segurança e integridade pessoal (aumento da violência, criminalidade, insegurança generalizada) as pessoas começam a colocar cada vez mais barreiras entre si e os demais (grades nas casas, cercas elétricas, portões automáticos ao invés de abrir o portão manualmente e cumprimentar os vizinhos, carros blindados, películas de insulfilm nos carros....)
- COCOONING DE ISOLAMENTO: aonde as pessoas, embora em meio a uma multidão, estão “viajando” em um mundo particular (por exemplo pessoas que estão se exercitando ou em um transporte público usando fones de ouvido e escutando músicas, de certa forma alheias à realidade que as cerca....).

Esta tendência deve-se em grande parte a combinação de uma série de fatores tais como:
- Aumento da violência em escala local ou global: as pessoas para fugirem da crescente violência estão passando mais tempo em casa ou na casa de amigos ao invés de freqüentar eventos em espaços maiores e mais coletivos.
- Novas tecnologias domésticas: com o surgimento de novas tecnologias de entretenimento em escala doméstica (Video Cassete, DVD, Home Theater, Video Games, Video games em tempo real pela internet, video-conferência...) as pessoas preferem o conforto do lar para usufruir das maravilhas modernas do entretenimento num mix de novidade e conforto.
- Internet: com a popularização da Internet as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas “On-line” na internet (por exemplo os Brasileiros já permanecem, em média, 21 horas mensais de uso da internet residencial ) e com isto a “vida digital” tem tomando cada vez mais espaço no dia-a-dia das pessoas, em detrimento da vida social.
- Video-games: pessoas de todas idades foram conquistadas pelo fascínio dos video-games e chegam a passar horas e mais horas jogando sejam os jogos tradicionais, sejam os novos formatos de jogos on-line.

Enfim, devido aos fatores acima e a uma série de outras variáveis, o fato é de que a sociedade global como um todo está cada vez mais sofrendo os efeitos do cocooning e podemos ver isto quando olhamos nossa própria vida e verificamos que passamos menos tempo em eventos sociais ou socializando menos com os outros em relação ao que fazíamos no passado.

Porém o cocconing não é de todo um fato negativo, como em tudo na vida depende da maneira como encaramos as situações e das decisões que tomamos quando temos ciência das mesmas, lembrando sempre que a virtude está na ponderação dos fatores e que todo extremo geralmente não é benéfico.

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