sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Hedy Lamarr - Genial e Surpreendente



O que você sabe: Nascida em Viena, Austria em 1913 foi uma das mais belas e glamurosas atrizes da história do Cinema. Na Europa ficou famosa por fazer um dos primeiros nus do cinema num filme de 1933. Em Hollywood, seu papel mais famoso foi o de Dalila, no filme Sansão e Dalila (1949).
O que você não sabe: Durante quatro anos, ela foi casada com o milionário austríaco Fritz Mandl, um rico fabricante de armas. Acompanhou o marido em diversos jantares com a elite nazista. Especula-se que tenha sido amante de Adolph Hitler bem antes de sua ascenção ao poder. Criada como católica, Hedy era na verdade de origem judia. Certo dia, insatisfeita com o casamento, Hedy drogou a empregada que a vigiava, pulou a janela e fugiu para a Inglaterra. Divorciada de Mandl em 1937, sua estréia em Hollywood deu-se no ano seguinte com o filme de John Cromwell, "Algiers". Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou como espiã a serviço dos aliados e criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas e o patenteou em 1940 usando o seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler. Ofereceu a novidade ao Departamento de Guerra, que o recusou. Anos mais tarde, quando a patente expirou, a empresa Sylvania adaptou a invenção. Hoje, o equipamento acelera as comunicações de satélite ao redor do mundo e foi usado para criar a telefonia celular.O sucesso e reconhecimento internacionais, ela os conseguiu após atuar em "Sansão e Dalila", um épico de Cecil B. DeMille produzido em 1949. Ao encerrar sua carreira no cinema, em 1958, Hedy Lamarr havia atuado em mais de trinta filmes.
O rosto de Hedy foi inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve, seu primeiro desenho animado de longa metragem (1937).
Hedy Lamarr morreu solitária e incógnita em sua casa em Altamonte Springs, Florida, no dia 19 de Janeiro de 2000. Nem mesmo suas vizinhas sabiam que aquela distinta e discreta senhora de 87 anos tratava-se da famosa estrela de Hollywood.

Nenhum comentário: