sábado, 25 de julho de 2009

Tristes Trópicos

Quando as pessoas não tem nada o que fazer, eles geralmente falam sobre o tempo. Pois é o caso.. rsrs
Nos últimos dias tem feito muito frio aqui no Rio. E sempre tem umas pessoas que insistem em declarar que adoram "curtir um friozinho". Eu confesso que não consigo entender esse fetiche classe-média de querer "beber um vinhozinho e comer um fondí". Me parece mais uma espécie de compensação terceiro-mundista, onde as pessoas afetam comportamentos e gostos associados aos países do primeiro-mundo. O que não deixa de ser um paradoxo, porque um sueco, ou um finlandes sonham com uma bela praia tropical em seus gélidos invernos.

A questão é: quem gosta realmente do frio? Fico aqui pensando, acho que realmente ninguém gosta. Entre as atividades favoritas para se fazer no frio encontram-se:
- Tomar chocolate quente
- Ficar embaixo das cobertas
- Assistir filme enrolado em algum edredon
- Ficar abraçado com a pessoa amada
- Acender uma fogueira/lareira

Resumindo, as atividades favoritas das pessoas que dizem gostar de frio são se manter aquecidas, e não "sentir" a temperatura. Obviamente, isso não é gostar de frio, e sim gostar de permanecerem quentinhas.

Já Verão é época de praia, cervejinha gelada, futebol no fim da tarde, corpos seminus e despreocupação. Não queremos nada pesado, com exceção de uma bela feijoada completa.
Eu pessoalmente detesto sentir calor, fico lento, mal-humorado, impaciente, não tenho vontade de fazer nada. Será que Levi-Straus estava mesmo certo ? Os trópicos estariam condenados à lassidão, indolência e primitivismo ? Muito calor faz as pessoas pensarem menos, ou pensarem apenas em como seria bom ter um ar-condicionado, que considero uma das invenções mais importantes e menos subestimadas da humanidade, tão importante quanto o celular e o computador. O ar-condicionado "Civiliza"! Um ambiente refrigerado num dia quente de verão é como um pedaço do "céu".

Eu gosto portanto de temperaturas amenas, odeio sentir frio da mesma forma que odeio sentir calor... gosto de poder sair de camiseta e bermuda durante os dias e de calça e camisa durante a noite.

Nenhum comentário: