segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Invasões Bárbaras - Uma reflexão sobre Degeneração Social

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar os poderes nas mãos dos maus, o homem chega desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." - Ruy Barbosa

















Reflexão sobre a Degeneração Social

Vivemos num mundo em que a cada dia presenciamos mais e mais a corrosão da ética, a inversão de valores, onde as pessoas que agem corretamente são tidas como otárias! Onde o bandido é o esperto, o honesto é tido como bobo; onde quem processa não passa de um vigarista oportunista e onde o réu é a vítima; onde quem não tem moral nenhuma quer ser indenizado por dano moral e onde quem tem moral e dignidade tem escrupulos demais para pedir dinheiro por banalidades; onde as pessoas exigem seus "direitos" mas não cumprem o minimo de seus deveres; onde para sobreviver as pessoas não procuram trabalhar e sim processar, porque é mais fácil e rentável; onde os inescrupulosos, desleais e corruptos é que alcançam os melhores cargos e os que puxam o tapete é que ganham mérito. Há uma desordem geral, as crianças estão aprendendo desde cedo a fazer o que dá mais lucro e não o que é correto do ponto de vista ético. Alías as pessoas das gerações mais recentes perderam até mesmo o discernimento do que é certo e do que é errado. Na justiça, a Lei de Gerson virou lei maxima, onde o que vale é "levar vantagem em tudo, certo!!" como diz a antiga propaganda de cigarros.
São duas as principais causas da degeneração que contamina todos os extratos das camadas sociais sem distinção, do rico ao pobre, do jovem ao idoso: a Democracia e a Financeirização


- Democracia
A primeira causa já era advetida por Aristóteles cerca de 350 a.C, quando criticou a democracia por estar alicerçada na quantidade e não na qualidade, o que levaria à nivelação por baixo.Democracia funciona quando a população possui um nível de educação e cultura elevado, como por exemplo, no continente europeu.Infelizmente os brasileiros ainda estão muito longe desse amadurecimento para se dar ao luxo de viverem uma democracia. Para isso deveriam ser feitos antes investimentos pesados e massissos na educação e outras áreas que iriam dinamizar o desenvolvimento do país. Passados mais de 120 anos, o Brasil ainda paga o preço de ter tido um regime escravocrata, onde os negros apesar de libertos dos grilhões foram abandonados a própria sorte sem nenhum tipo de planejamento, nem compensação educacional, fundiária ou material. A situação caótica de nossas grandes cidades é nada mais que o reflexo desse desinteresse histórico em formar e educar essa população.

Voltando aos tempos atuais a ditadura da ignorancia, esmera-se em manter o sistema educacional sucateado e destruido, a fim de que haja matéria prima eleitoral para explorar o populismo. Vemos gente sem nenhum preparo e qualificação sendo eleitas para cargos de alta responsabilidade, apenas porque foi mais "popular" numa enquete eleitoral de conscientização nula. É um círculo vicioso. Dia de eleições no Brasil é um dia de FARSA. Hoje um candidato é eleito porque o pastor evangelico mandou, porque foi considerado rainha do funk, porque prometeu facilitar a favelização de encostas etc ..Os eleitores votam como se escolhessem o vencedor do Big Brother.Se a maioria da população de um país é minimamente educada, incluida ai suas elites, o que se resulta é uma verdadeiro ditadura da ignorancia que estão a mercê da manipulação de oportunistas para comanda-los.
A reboque da democracia, vem então a ditadura da vulgaridade, da baixa nivelação que se reflete em todas as áreas culturais da musica á televisão, passando pelo baixo nível dos interesses da classe politica e até mesmo do despreparo dos jornalistas ao corporativismo conservador dos academicos que se acham intelectuais, viciados que estão em seus próprios canones.


- Financeirização dos Valores
O temor vem da alienação geral provocada pela dominância do capitalista, onde as relações comerciais e o consumismo se sobrepõe a valores como a liberdade e a felicidade, que estariam atreladas à soberba rigidez do sistema. Os meios de propagação desse arquétipo estão nas mãos da elite capitalista, que tende sempre a reproduzi-lo com a intenção de perpetuar-se, isso resultaria em alienação e apatia diante do crescimento de um sistema que serviu de exploração da humanidade em prol da supremacia das corporações economicas.
Ao longo da história a dinâmica social sempre tende a encontrar remédio para os próprios males, mesmo que estes sejam amargos. Um exemplo do que digo são as revoluções que ocorreram durante a história, apesar de quase sempre (ou sempre) terem sido motivadas por questões econômicas, estas sempre vieram para tentar corrigir assimetrias na sociedade. Ocorre que nunca o poder de cooptação por parte do capital foi tão poderoso quanto hoje, o capital possui em sua essência equipamentos bastante eficazes para neutralizar ou anestesiar quem lhe critique.
Quando se vê humoristas como Ziraldos e Jaguar pleiteando indenizações milionárias do Estado ás custas de terem sido presos na ditadura por uma semana, voce percebe o poder de cooptação do dinheiro. Raros são os intelectuais que tem a integridade e coerência ética, filosófica e intelectual de um Fernando Gabeira que recusou as indenizações. Quando voce observa a industralização e banalização de supostos "danos morais" constatamos a bizarra contradição jurídica em compensar valores subjetivos como a ética e a dignidade com valores financeiros, é porque alguma coisa esta muito errada e a sociedade está doente.

Nenhum comentário: