terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Insights de Deepak Chopra

Deepak Chopra, (22 de Outubro de 1946) nasceu na Índia onde se formou em medicina pela universidade de Nova Deli. Especialista em endocrinologia, exerce a profissão desde 1971, onde chefiou a equipe do New England Memorial Hospital. Em 1985, fundou a Associação Americana de Medicina Védica.Deepak Chopra é autor de inúmeros livros de medicina alternativa, traduzidos em várias línguas, incluíndo cinco programas para a televisão pública dos EUA.Em 1999, a revista Time incluía-o na sua lista das 100 personalidades do século, chamando-lhe "poeta e profeta das medicinas alternativas".
Abaixo, alguns de seus "insights" extraidos de seus livros:
1- A essência do nosso ser é amor.
2- Nosso espírito é um campo de possibilidades infinitas que conecta tudo a tudo mais. Essa frase resume a totalidade do que estou expondo. Se você esquecer tudo até agora, lembre-se apenas disso.
3- Nosso diálogo interno reflete nosso poder interior. O diálogo interno das pessoas auto-realizadas pode ser descrito assim: é imune a críticas; não tem apego aos resultados; não tem interesse em obter poder sobre os outros; não tem medo. Isso porque o ponto de referência é interno, não externo.
4- Eu sei como atravessar turbulências emocionais. Para chegar ao espírito é preciso ter sobriedade. Não dá para nutrir sentimentos como hostilidade, ciúme, medo, culpa, depressão. Onde há prazer, há a semente da dor, e vice-versa. O segredo é o movimento: não ficar preso na dor, nem no prazer (viciações).
5- Abraçar o masculino e o feminino em si. É a dança cósmica acontecendo no próprio eu. A energia masculina: poder, conquista, decisão. A energia feminina: beleza, intuição, afeto, cuidado. Num nível mais profundo, a energia masculina cria, destrói, renova. A energia feminina é puro silêncio, intenção e sabedoria.
6- Podemos aprender a amar a nós mesmos e aos outros perdoando, em vez de julgando, nos tranformando em pessoas que vêem o amor e o que une, em vez do lugar de pessoas que vêem o erro e o que desune.
7- A energia da alma e do sexo são muito similares. A energia sexual é a energia criativa do universo. Nossa classificação, portanto, de que a energia sexual é profana e a espiritual é divina, não tem fundamento. O Tantra vai tão longe, a ponto de dizer que a experiência do auge da sexualidade, ou seja, o orgasmo, nos dá pistas de como é a mesma experiência do êxtase espiritual. No orgasmo experimentamos a perda do ego, a naturalidade, a entrega, a comunhão total com o outro, uma atitude interna de não-defesa, um não desligamento do tempo.
8- A intuição é a inteligência do espírito. O pensamento racional é baseado no tempo linear, em causa e efeito. A intuição é uma inteligência diferente, que leva todo o contexto em conta. É uma inteligência relacional, holística, sábia. As sensações sutis que percebemos em nosso corpo são o universo sussurando em nós. Se você precisar tomar uma decisão, busque o silêncio dentro de você, aquiete a mente e o corpo e faça a sua pergunta. Então basta ouvir a inteligência do universo, que sabe a resposta e que sussura em sua mente e corpo.

Nenhum comentário: