sábado, 23 de abril de 2011

Cineasta : Susanne Bier

Susanne Bier nasceu em Copenhague (Dinamarca) de pais judeus. Estudou arte e arquitetura na Universidade de Jerusalém antes de sua aceitação para o National Film School da Dinamarca, de onde se graduou em 1987. Passou a dirigir vários filmes na Dinamarca e na Suécia, seu primeiro sucesso comercial foi a comédia romântica The One and Only, em 1999. Mais tarde, filmes como Irmãos (2004), Depois do Casamento (2006) e Em um Mundo Melhor (2010) que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Things We Lost in the Fire (2007) é seu único filme americano até à data, no entanto, recentemente anunciou que irá dirigir a adaptação americana da "Rapt". Em 2011, ela ganhou seu primeiro Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Brothers (2004)
Michael (Ulrich Thomsen) é um militar dinamarquês exemplar, casado com Sarah (Connie Nielsen) e pai de duas filhas. Ele é enviado com sua tropa para uma missão da ONU no Afeganistão. Seu irmão Jannik (Nikolaj Lie Kaas), ao contrário, é a ovelha negra da família, recém-saído da prisão e com um histórico de irresponsabilidades. Logo ao chegar na zona de conflito o helicóptero de Michael é abatido e ele é dado como morto. Jannik, surpreendentemente, passa então a confortar a família do irmão, o que faz com que sua relação com Sarah ganhe um novo sentido. Mas Michael não morreu e quando ele retorna as coisas estão diferentes.After the Wedding (2006)
Jacob Petersen (Mads Mikkelsen) esforça-se para conseguir manter um orfanato numa das regiões mais pobres da Índia. Quando há o risco de a instituição fechar, ele recebe um aviso para voltar à Dinamarca, pois um rico empresário quer fazer uma doação, com a qual ele poderá resolver seu problema. Enquanto isso, em Copenhagen, Jørgen (Rolf Lassgård) vive uma vida quase idílica com sua mulher Helene (Sidse Babett Knudsen) e filhos. Perspicaz homem de negócios, ele também é um pai devotado, porém indulgente a ponto de cometer indelicadezas, quando o assunto não é sua família. Ele falta ao encontro para o qual Jacob havia viajado, só para discutir detalhes do casamento de sua filha. Essa seqüência de eventos mudará a vida de todos eles para sempre.


In a Better World (2010)
Anton (Mikael Persbrandt) é um médico que trabalha em um campo de refugiados em um lugar qualquer da África. Na Dinamarca, seu país natal, estão sua mulher Marianne (Trine Dyrholm) e seus dois filhos, Elias (Markus Rygaard) e Morten (Toke Lars Bjarke). Paralelamente, acompanhamos a história do garoto Christian (William Jøhnk Nielsen) que emigra para a Dinamarca, ao lado de seu pai Claus (Ulrich Thomsem) logo após a morte da mãe. Dois mundos distintos que irão se cruzar.

Nenhum comentário: