sexta-feira, 1 de abril de 2011

Direita e Insanidade


A Linha Tênue entre Direita e Sociopatia


O deputado fluminense Jair Bolsonaro se envolveu em mais uma polêmica nesta semana após ele ter feito comentários ofensivos aos negros e homossexuais no programa CQC. Os transtornos mentais do Bolsonaro já são claros e evidentes. Até mesmo aquele clássico olhar vidrado dos sociopatas ele possui. É apenas um dos casos no Brasil onde um doente mental manifesto mantém um cargo no legislativo. Em um país sério uma junta médica já teria lhe retirado o mandato. E embora os direitistas apenas AGORA o reneguem e se sintam ENVERGONHADOS, ele foi sim o herói dessa turma em várias ocasiões, até bem recentes (eleições).


Convenhamos, não dá para deixar de negar que tem muito direitista com um pézinho na insanidade. Quando era assinante do JB a uns anos atrás, me lembro de ter lido uma pesquisa de uma universidade escocesa que revelou que os psicopatas e sociopatas nos presídios do Reino Unido possuiam tendências políticas à direita. Tal alinhamento político não deve ser diferente nos demais países. A conclusão era óbvia: a natural ausência de empatia e a insensibilidade com os próximos levava os psicopatas e sociopatas a se vincularem politicamente à direita. O que era muito mais difícil com socialistas.


À propósito, eu reconheço muitos méritos na direita. Eu rejeito até mesmo esse maniqueísmo direita/esquerda, afinal de contas somos todos seres fragmentados. O mundo não é preto e branco. O problema da direita são as reações colaterais, ela invarialmente acaba atraindo aquela fauna de mal resolvidos, racistas, neonazistas, anti-nordestinos e fanáticos religiosos entre outros. E o perigo é que a direita acabe se contaminando ainda mais por essa fauna.






Nenhum comentário: