domingo, 3 de abril de 2011

A Marca Rio


No último dia 23, com a pré-estreia mundial de Rio, vieram à cidade os jovens atores Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) e Jesse Eisenberg (A Rede Social), que dublam os personagens Jade e Blu. Seus passeios e as declarações de que estavam “encantados” repercutiram em revistas e emissoras estrangeiras. Anne estaria, inclusive, à procura de um imóvel por aqui. Mas, além da visibilidade global da animação, cuja campanha publicitária está espalhada por metrópoles como Nova York e Londres e pode atingir até 2 bilhões de pessoas, a marca Rio vai se desdobrar em uma miríade de produtos. Videogames, bichos de pelúcia, livros e uma infinidade de artigos estarão nas prateleiras das lojas e supermercados do planeta muito tempo depois de o filme sair das telas. “Foi um presentão. Não dá para calcular a dimensão que isso pode atingir”, diz o publicitário André Eppinghaus, da Prole, agência que presta serviços à prefeitura e ao governo do estado.


Planejado para ser um dos maiores lançamentos do ano, o longa-metragem será exibido em 150 países, e a expectativa é que 160 milhões de espectadores o vejam. “A visibilidade que esse desenho dará à cidade é algo inédito, coisa que nenhuma campanha de propaganda seria capaz de fazer”, diz o publicitário Fabio Fernandes, presidente da agência F/Nazca Saatchi&Saatchi.


Antes estávamos fora do mapa. Agora praticamente toda semana uma estrela internacional desembarca por aqui, do presidente Barack Obama à realeza europeia. E a expectativa de receber os dois maiores eventos esportivos do planeta — a final da Copa e a Olimpíada — apenas reforça tal conjuntura.


Nova York já foi um dos centros urbanos mais violentos do planeta na década de 70, e hoje ninguém se lembra mais disso”, compara o designer Fred Gelli, da agência Tátil, criadora do logotipo dos Jogos Olímpicos de 2016. “O Rio tem condições de se reposicionar, de construir uma nova identidade a partir de uma série de atributos positivos que já estão incorporados à sua marca.”

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