sexta-feira, 25 de março de 2011

A Extinção das Religiões



Surpreendeu as comunidades científica e teológica a conclusão de uma pesquisa feita pela American Physical Society: as religiões podem ser radicalmente extintas em doze países ricos até 2050. Valendo-se de um modelo de progressão geométrica e levando em conta transformações culturais e fatores sociais, os pesquisadores analisaram diversos censos a partir do século XIX. O estudo identificou uma forte e crescente tendência de aumento no número de pessoas ateias no Canadá, na Austrália, Áustria, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Suécia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e República Tcheca.
”Em muitas democracias seculares modernas, há uma crescente tendência de pessoas que se identificam como não tendo uma religião; na Holanda, o índice foi de 40%, e o mais elevado foi o registrado na República Tcheca, que chegou a 60%”, afirmou Richard Wiener, da Research Corporation for Science Advancement, do departamento de física da Universidade do Arizona.
O estudo projetou que na Holanda, por exemplo, até 2050, 70% dos holandeses não estarão seguindo religião alguma.

Modelo
A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que tenta levar em conta fatores sociais que influenciam uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.
A equipe constatou que esses parâmetros eram semelhantes nos vários países pesquisados, resultando na indicação era de que a religião neles está a caminho da extinção.
“É um resultado bastante sugestivo”, disse Wiener. “É interessante que um modelo tão simples analise esses dados…e possa sugerir uma tendência. É óbvio que cada indivíduo é bem mais complicado, mas talvez isso se ajuste naturalmente”, disse ele.
BBC Brasil
X

Um comentário:

Anônimo disse...

KkkK... chega a ser engraçado chegarem a essas conclusões, principalmente os tais Teólogos que tanto dizem ser conhecedores da Bíblia, eles sabem bem que existe uma profecia que relata a extinção das religiões pelos governos humanos. Esses caras não sabem nada mesmo! rs