terça-feira, 22 de março de 2011

Os Bobos Alegres


A visão que os norte-americanos continuam tendo do Brasil é a de que nós somos um povo ainda sem educação, sem princípios e sem modos. Um povo bárbaro, comparado aos selvagens de Papua e Nova Guiné, que recebem os povos civilizados, cheios de adereços e penduricalhos. E o pior, é que nós contribuímos para que eles continuem alimentando preconceitos contra nós e nos tendo como um povo exótico.
O presidente Barack Obama nesses dias em que passou no Brasil, não teve sequer a curiosidade de experimentar o sabor da água brasileira. Com medo de ser contaminado. Os constrangimentos a que foram submetidos alguns ministros do governo Dilma Rousseff, pelos agentes de segurança do governo Obama, obrigando-os a se identificarem e serem submetidos a uma inspeção para poder terem acesso ao recinto do presidente.
As autoridades brasileiras, movidas pelo nosso complexo de cachorro vira-latas, tão bem definido por Nelson Rodrigues, colaboram para que continuemos sendo vistos sempre pelo lado folclórico, pois, elas insistem em mostrar aos nossos visitantes, os nossos mulatos inzoneiros da capoeira, as nossas mulatas de bundas fartas e cheias de malemolência, a nossa expertise na prática do futebol e as nossas áreas mais degradadas.
Tudo isso sem falar nos transtornos provocados por tal visita: restrições de ir e vir, fechamento de espaço aéreo, mudança de mão de ruas, revistas a cidadãos.
E as papagaiadas do prefeito Eduardo Paes e o governador Sergio Cabral se comportando como cachorrinhos querendo um biscoito.
Enquanto o Brasil, não aprender a estar par a par em dignidade, eu espero que o Presidente Obama jamais volte ao país.



Nenhum comentário: