terça-feira, 15 de março de 2011

Musicoterapia

Tenho um amigo que comprou um karaokê. Eventualmente quando nos reunimos ele põe a TV e o aparelho na quintal e as pessoas do grupo escolhem as músicas e começam a cantar. O resultado é uma demonstração meio irregular, uns se revelam ótimos cantores, outros são um desastre total. Eu - modéstia a parte - sou do grupo que manda bem.. já até fui aplaudido pelos vizinhos.. :)

Mas além de cantar, também gostaria muito de tocar um instrumento, de preferência o violão, que é bem versátil. No Conservatório de Música de Niterói tem um curso de violão muito bom. Tenho uma amiga que em seis mêses já esta arrebentando com as cordas..rsrs. Estou pensando seriamente em me inscrever também..



Musicoterapia

O uso da música como método terapêutico vem desde o início da história humana. Alguns dos primeiros registros a esse respeito podem ser encontrados na obra de filósofos gregos pré-socráticos.
Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida.
Na maior parte dos casos a musicoterapia é ativa, ou seja, o próprio paciente toca os instrumentos musicais, canta ou realiza outras atividades junto com o terapeuta.

Vamos soltar a VOZ :



Nenhum comentário: