domingo, 19 de setembro de 2010

Paulicéia Desvairada


Por uma coincidência extraordinária, denúncias pipocam a toda hora nestes últimos dias de campanha eleitoral. Faltando duas semanas para a eleição do sucessor ou, pelo que parece, da sucessora de Lula, falar delas se tornou uma verdadeira obsessão para nossa grande imprensa.

Mas na realidade, o verdadeiro escândalo é ver como os cartéis de mídia foram aos poucos aparelhados pelo PSDB. É um perigo, um candidato como o Serra que não é nunca questionado ou criticado pela imprensa e ainda usa a imprensa para repetir a sua pauta e fazer denuncismo contra adversários. Aconteceu o mesmo na Alemanha Nazista com Goebbels. A imprensa enlouqueceu. Eu nunca vi em todos os meus 37 anos, tanto tendenciosismo e falta de escrúpulos.

Como se não bastassem, as denúncias ainda são vazias, declaratórias, sem provas e obtidas de fontes mais que duvidosas. Por outro lado, essa disposição para denunciar não atinge o universo da imprensa. Brasil afora, jornais e revistas regionais e estaduais mostram-se menos dispostos a fazer coro com os “grandes”. O mesmo vale na mídia eletrônica, onde o tom escandaloso não é o padrão de todas. Fora do Brasil, o tom "denuncista" em épocas de eleição foi até mesmo criticado por alguns correspondentes de jornais europeus.

Mas só a velhinha de Taubaté acredita que a coincidência de tantos “escândalos” é obra do acaso. A onda nasceu em tal momento que é impossível não desconfiar que exista intencionalidade por trás dela.

Nenhum comentário: