domingo, 19 de setembro de 2010

Essênios - A origem da moral cristã

Os fundamentos da Ética ("como se deve melhor agir perante o proximo") nada tem de religiosos, sendo essencialmente laicos e tem origem entre os filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles, portanto 300 anos antes de Cristo.

Há inúmeros indícios de que filosofias neoplatonicas inspiraram a seita do essênios. Os essenios (nazarenos) eram uma seita de pacifistas, vegetarianos, que não possuiam propriedades privadas, todas as posses eram comunais; pregavam a justiça e a compaixão; e possuiam a crença da imortalidade das almas.

Muitos bibliófilos especulam que Jesus Cristo teria vivido entre os essênios durante muitos anos, tendo absorvido seus ensinamentos que finalmente deram origem à moral cristã. Portanto é grande a possibilidade da moral cristã ter sido indiretamente influenciada pela Ética laica dos gregos.

Um comentário:

Sergio disse...

Bobagem. Já existia uma moral adjacente aos preceitos judaicos do antigo testamento. A ética não me parece originária de um povo ou grupo social, mas antes supõe-se advinda de uma consciência universal sobre o que é certo e errado, aquilo que chamamos de voz da consciência.