sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Reeducação Alimentar

Há uns três anos atrás, fui fazer o exame periódico de saúde da empresa. Realizei os exames de sempre: sangue e urina. Ao buscar os resultado dos exames no laboratório, levei um susto: os índices de glicose, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico etc estavam todos acima do normal. A partir daí fiz uma reflexão sobre os meus hábitos alimentares. Por causa do trabalho tenho o costume de fazer as minhas refeições em restaurantes self-service. A variedade de receitas é grande, com a vantagem de já estarem prontas. Diante de tantas opções, acabava não ressistindo às tentações e fazia misturas bizarras como feijoada com lassanha etc. Face à nova realidade dos exames, fui obrigado a encarar uma reeducação alimentar braba. Consultei sites e assinei revistas especialisadas. No início foi complicado, ao chegar na gôndola do self-service, passei a ir direto para as verduras e vegetais e enchia o prato de cenoura, brócolis, beringela, beterraba, rúcula etc alimentos que não estava habituado a comer. Mas após as duas primeiras semanas, tudo virou hábito, passei a ir selecionar os vegetais e legumes automaticamente. O resultado foi extraordinário, após dois meses realizei novos exames e todos os índices voltaram ao normal, fora o fato de que me senti mais disposto e com uma aparência mais saudável, que era visível até mesmo na pele e cabelos.


Para você, que como eu, faz suas refeições diárias em self-services vai algumas sujestões:
Toda refeição deve ter
A dieta saudável contém carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais, em quantidades equilibradas. Para isso, cada refeição deve conter, obrigatoriamente, uma porção de carboidratos, uma de proteínas e duas de saladas. Para montar seu prato siga a regra:


Segunda-feira
 Arroz com legumes
 Frango grelhado
 Cenoura, brócolis, rúcula, pepino, ovo de codorna, tomate cereja e queijo branco
O frango apresenta uma menor taxa de gordura, quando grelhado. O brócolis é uma hortaliça rica em fibras, cálcio, vitaminas A, B, C e K, e com alta concentração de ferro. A cenoura é uma excelente fonte de cálcio, potássio e carotenoides, compostos antioxidantes que auxiliam em diversas funções do organismo. Este legume contém o betacaroteno, substância que é convertida em vitamina A pelo organismo, nutriente fundamental para a boa visão, e também está presente no pepino. O queijo branco oferece cálcio. Já o ovo de codorna cozido não está relacionado a benefícios ou malefícios à saúde.


Terça-feira
 Nhoque com molho de tomate
 Peixe grelhado
 Couve-flor, beterraba, rúcula e vagem
Os carboidratos complexos do nhoque com molho de tomate derrubam as taxas de calorias. Já o peixe grelhado é rico em gordura do tipo ômega-3. Vale destacar, entre as verduras, que a couve-flor refogada possui um alto teor de cálcio, nutriente também presente na rúcula. A beterraba é outra que garante a substância, mais carboidratos, vitamina C e ferro. A vagem oferece minerais e ferro.


Quarta-feira
 Arroz e feijão-preto
 Costela de porco
 Tomate, alface, brócolis, cenoura e couve refogada
A feijoada é desaconselhada por ser muito calórica. Caso o restaurante a ofereça em potes separados, leve ao prato somente o feijão-preto acompanhado da carne-seca - ou de uma com o preparo mais magro, como a costela. A salada, por sua vez, é rica em cálcio e ferro, minerais presentes no brócolis e na couve refogada. A alface americana reúne vitaminas A e K, além de ferro, fósforo, potássio, manganês e carotenoides.


Quinta-feira
 Espaguete com molho de tomate
 Baby-beef grelhado
 Rúcula, alface e cenoura
A porção do espaguete é rica em carboidratos, fonte de energia para o corpo humano. O molho temperado com folhas de manjericão contém substâncias antioxidantes, como os carotenoides, ricos em licopeno as propriedades desse nutriente são potencializadas. Quando submetido a cozimento, o baby-beef fornece proteínas, lipídeos e minerais, como o ferro.


Sexta-feira
 Arroz branco
 Salmão grelhado
 Beterraba, abobrinha, beringela e tomate cereja
O salmão é outra proteína que traz o ômega-3. O alimento contribui para a redução do colesterol. Arroz tem carboidratos, proteínas, lipídeos e cálcio. O tomate cereja possui as mesmas propriedades do tomate, ou seja, rico em carboidratos, cálcio e licopeno - uma substância antioxidante que ajuda a combater os radicais livres. Já a abobrinha garante vitaminas e minerais. A beringela oferece complexo B, grupo de vitaminas importantes na ação do metabolismo celular.

Nenhum comentário: