quinta-feira, 23 de abril de 2009

As Formas Elementares da Religião no culto a São Jorge


Hoje é comemorado o dia de São Jorge, um santo associado à divindade afro-brasileira Ogum. O recente aumento na crença de São Jorge a ponto de tornar-se mais popular que o padroeiro oficial da Igreja Católica (São Sebastião) e ser alçado a feriado, pode ser claramente explicado pelo livro "As Formas Elementares da Vida Religiosa" do sociólogo francês Èmile Durkheim. Ele toma como base a análise dos cultos primitivos na Austrália e busca resgatar a partis daí, a essência da religião, bem como uma "Teoria Geral das Religiões". Aplicando seu método ao culto de São Jorge podem ser extraidos elementos para entender a própria sociedade:

Para os iorubas Ogum é o arquétipo do guerreiro. A relação de Ogum com os combatentes (é considerado o protetor de todos os guerreiros, sejam militares, policiais ou criminosos e traficantes) tanto vem do sincretismo realizado com São Jorge, sempre associado ao combate, como da sua figura de comandante supremo ioruba. São Jorge (tótem) portanto seria uma transfiguração da realidade coletiva - "o recrudescimento da violência e criminalidade da cidade do Rio do Janeiro". Quanto mais violenta fica a realidade do carioca, maior se torna a fé e o culto a São Jorge.

Durkheim afirmou que todas as religiões seriam apenas uma projeção da sociedade no plano simbólico; ou seja, através do totemismo, por exemplo, os homens cultuariam apenas a realidade coletiva transfigurada no símbolo (o tótem).Segundo ele uma instituição humana não poderia repousar sobre o erro ou a mentira, sem isso ela não conseguiria durar. Ao contrario as religiões tem base a natureza das coisas. O símbolo atinge uma realidade que os representa. Os ritos e mitos mais bárbaros e primitivos apenas traduzem alguma necessidade humana, algum aspecto da vida, quer individual, quer social. As razões que o fiel dá a si mesmo para justificá-las podem ser, e são realmente “falsas”, as razões verdadeiras existem, não obstante, cabe à ciência descobri-las.

Para Durkheim as religiões não podem ser consideradas fontes de engano que serão superadas pela ciência. A verdadeira função da religião é nos ajudar a viver melhor. Além do mais para ele as religiões são obras da sociedade e as expressam, estando assim na base de qualquer pensamento, inclusive o científico. As regras da moral e do direito foram por muito tempo indistintas das prescrições rituais.Durkheim finalmente chega a conclusão que o totemismo das religiões, na verdade são maneiras das pessoas adorarem sua própria sociedade, atribuindo significados, simbologias e poder sobrenatural aos totens a ela associados. Há uma COESÃO onde as pessoas se identificam com as crenças e valores. Para ele os totens “representariam” e “traduziriam” elementos sagrados da própria sociedade e não divindades externas.

Salve, salve São Jorge!

Jorge sentou praça na cavalaria
Eu estou feliz porque eu também
Sou da sua companhia
Eu estou vestido com as roupas
E as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham mãos
E não me toquem
Para que meus inimigos tenham pés
E não me alcancem
Para que meus inimigos tenham olhos
E não me vejam
E nem mesmo pensamento eles possam ter
Para me fazerem mal
Armas de fogo, meu corpo não alcançarão
Facas e espadas se quebrem
Sem o meu corpo tocar

Cordas e correntes arrebentem
Sem o meu corpo amarrar
Pois eu estou vestido com as roupas
E as armas de Jorge
Jorge é de Capadócia
Salve Jorge, salve Jorge

autor: Jorge Benjor

Nenhum comentário: