sábado, 11 de abril de 2009

É o tédio...


Para livrar-se desse tédioPor que sentimos tanto tédio ? Para o filósofo norueguês Lars Svendsen, o principal motivo é que nos cobramos demais a ter uma vida excitante a todo momento. Autor do livro Filosofia do Tédio (Zahar), ele mostra por que a vida bocejante se tornou tão comum - como se livrar dela.

No livro você afirma que o tédio é um fenômeno recente. Por quê ?
O tédio é essencialmente causado por uma falta de sentido do mundo. Antes da modernidade, Deus, era um sentido total. depois da "morte de Deus", tentamos encontrar alguma coisa para preencher o sentido que se perdeu. Fazemos isso colocando o indivíduo no centro. O indivíduo é uma figura que inventamos 200 ou 300 anos atrás, e estamos tão acostumados a pensar como indivíduos que não enxergamos outra maneira de olhar o mundo. Como indivíduos, temos a tarefa de realizar. Se não conseguimos, aparece o tédio.

Então exigir muito da vida causa tédio ?
Sim, nossas expectativas para a vida são muito grandes. Felicidade não é uma vantagem, mas uma exigência, algo que devemos ter. Pensamos que a vida tem de ser excitante a todo momento, todos os dias - quando não nos sentimos assim, o tédio aparece. O tamanho do tédio hoje em dia é apenas uma consequência de nossas expectativas.

Como se livrar desse tédio ?
A pior coisa a fazer é passar a vida inteira fugindo dele. Eu acho que uma estratégia mais primorosa é aceitar o tédio como parte da vida, nem mais nem menos que isso. Claro que ele vai continuar, mas faremos dele um problema menor. E o mais importante: temos que lembrar que, se não há um sentido total para a vida, ainda há sentido nela - na forma de amigos, família, trabalho, hobbies. Isso já é bastante para nós.
.
Sabe esses dias em que horas dizem nada
E você nem troca o pijama, preferia estar na cama
O dia , a monotonia tomou conta de mim
É o tédio , cortando os meus programas, esperando o meu fim
Sentado no meu quarto
O tempo voa
Lá fora a vida passa
E eu aqui a toa
Eu já tentei de tudo
Mas não tenho remédio
Pra livrar-me deste tédio
Vejo um programa que não me satisfaz
Leio o jornal que é de ontem , pois pra mim , tanto faz
Já tive esse problema, sei que o tédio é sempre assim
Se tudo piorar, não sei do que sou capaz (repete desde início)
Tédio, não tenho um programa
Tédio , esse é o meu drama
O que corrói é o tédio
Um dia, eu fico sério
Me atiro deste prédio.
Biquini Cavadão

Nenhum comentário: