domingo, 3 de fevereiro de 2008

Base e Superestrutura


Base e Superestrutura são dois conceitos fundamentais, na opinião de Karl Marx, sobre a maneira como sociedades são organizadas em torno da produção material. A base é o Modo de Produção, a maneira básica como a sociedade organiza a produção de bens. O sistema produtivo é tão importante na visão marxista de vida social que os que dominam o sistema econômico são considerados também como dominando outros aspectos da vida social, à sua imagem e interesse. As mais importantes dessas áreas de dominação são a superestrutura da sociedade, do estado e das instituições, tais como escolas, organizações religiosas e os meios de comunicação de massa, que desempenham um papel vital na criação da consciência coletiva. Isso é feito através de crenças, valores, normas e atitudes que, juntos, proporcionam a matéria-prima para a construção e interpretação da realidade social.

Como acontece com um edifício, a superestrutura repousa sobre a base e tem que refletir sua forma. A natureza do Estado e as maneiras gerais de pensar diferirão em sociedades feudais e capitalistas industriais, por exemplo, porque as relações diferem e são dominadas de formas diferentes por classes de indivíduos com conjuntos próprios de interesses. Os grupos dominantes nas sociedades feudais dependiam em parte da força da tradição e da crença religiosa para sustentar e justificar seu poder e privilégio. Em contraste, a dominância dos capitalistas industriais baseia-se mais na autoridade racional-legal, no controle sobre instituições do Estado e, acima de tudo, na propriedade dos meios de produção. Como tal, o Estado é muito mais desenvolvido e complexo nas sociedades capitalistas industriais e as maneiras gerais de pensar são também muito mais organizadas em torno da racionalidade, da legalidade, e das relações contratuais.

Marx argumentava que é impossível compreender inteiramente os aspectos superestrurais das sociedades sem levar em conta a respectiva base. Isso não implica dizer, no entanto, que a base causa ou determina a superestrutura de uma maneira direta, linear. A superestrutura é moldada por forças não-econômicas e afeta também a base. Em suma, a relação entre base e superestrutura é simultaneamente complexa e recíproca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Li teu comentário sobre base e superestrutura, estou aqui porque gostei e quero lhe pedir uma ajuda. Por acaso, vc teria algum artigo mais didatico sobre "a divisão do trabalho" mais precisamente sobre Karl Marx e Emile Dürkheim? Caso tenha, poderia me enviar, estou tento dificuldade em fazer um trabalho, uma interpretação. Por gentileza, não se aborreça em estar de encomodando, ok?
Meu e-mail é norma.elaine@hotmail.com
Grata
Normandiene