sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Royalties - Bullying Federativo

 
Então já estão decidindo o que fazer com os royalties do Rio de Janeiro ? Para quem não sabe os royalties do petroleo do Rio são uma compensação a constituição de 1988, na qual o José Serra, o politico mais nefasto que já apareceu nesse país, negociou em troca da isenção do ICMS do petróleo na fonte. Isso significa que que o petróleo extraído no Rio é a única riqueza mineral que não gera ICMS ao estado produtor. Os royalties foram a compensação.

E agora, estados sem nenhum pudor e de olho gordo se reuniram num arrastão e resolveram tirar inclusive os royalties do Rio. Seria como se os gauchos exigissem royalties pelo ferro extraído em Minas. Um absurdo. E pouco importa aos outros estados se essa renda já esta incorporada as finanças do estado há décadas. Nem cogitam nenhum tipo de repercussão. Os fluminenses e cariocas que se danem. Não bastasse o Governo do Rio concordar em abdicar dos campos do pré-sal a serem explorados, a cobiça alheia é tamanha que querem tirar inclusive os royalties dos campos que já produzem a anos.


 Há antes de tudo uma questão de falta de caráter ai.. concordam ?

8 comentários:

Marcos disse...

Muito legal teu blog! Tem twitter?

Anônimo disse...

PRIMEIRO, NÃO EXISTE ESTADO PRODUTOR (ISTO é FICÇÃO É SOFISMA), O MAR PERTENCE A UNIÃO FEDERAL (que representa todos os Estados membros e o DF.) E TUDO QUE NELE HÁ. SEGUNDO, A UNIÃO FEDERAL TEM O ÔNUS TOTAL do empreendimento (sai do bolso de todos os Estados) E A UNIÃO FEDERAL DEVE TER O BÔNUS total. O que se poderia discutir, apenas, é os contratos já em vigor,inclusive as suas legalidades e constitucionalidades, ou seja,AS SUAS VALIDADES

Anônimo disse...

Sofisma é afirmar que o Onus do Empreendimento é da Uniao, quando na verdade ele vem do bonus exploratório. Nem a Uniao, nem qualquer estado investiram qualquer centavo no pré-sal, já que a exploracao é auto-financiável. Por mim o Rio dava uma banana para esses estados parasitas e declarava a independencia.

Anônimo disse...

Constituição Federal - artigo 20. "São bens da União" : inciso V- os recursos naturais da plataforma continental e da zona ecinômica exclusiva; inciso VI- o mar territorial. Quem é o parasita nesta história ???

Anônimo disse...

Qualquer mineral abaixo do subsolo é bem da uniao, mas nem por isso nenhum estado deixa de receber royalties para explorar minério de ferro, por exemplo. O OLHO GORDO, a inveja e a cobica é exclusivo pelo nosso petróleo. Muita cara de pau desses parasitas se reunindo num arrastao para roubar um único.

Anônimo disse...

O subsolo está dentro de um território que pertence a um Estado federativo, dentro das fronteiras deste Estado.Coisa bem diferente NÉ !!! O mar não pertence ao Rio de Janeiro, ao Espírito Santo a São Paulo, etc. É um bem todos para todos, capice?

Anônimo disse...

Isso porque o Rio faz parte dessa merda de país. Não foram os fluminenses que fizeram essa lei, foram os brasileiros. Se fossemos independentes não haveria o que discutir. capice ?

Anônimo disse...

ENTÃO MUDOU-SE e FINALIZOU-SE O ASSUNTO. SE A QUESTÃO É O RIO DE JANEIRO SER INDEPENDENTE, PARTICULARMENTE, NADA OPOR, VEJO ATÉ COM BONS OLHOS, CREIO QUE SERIA MUITO BOM PARA TODOS. APENAS UMA CONDIÇÃO: A GLOBO DEVERÁ FICAR TODINHA PRÁ VOCES INCLUSIVE OS ROYALTIES. UM GRANDE ABRAÇO. DEVEMOS DEFENDER AQUILO QUE COM SENCERIDADE ACREDITAMOS.