sexta-feira, 15 de julho de 2011

Reabertura da Biblioteca de Niterói

Enfim uma boa notícia para Niterói. Após anos fechada, a Biblioteca Pública de Niterói foi restaurada e modernizada. Frequentei muito essa biblioteca na adolescência para realização de trabalhos escolares. Visitarei ainda esta semana - fica a poucos metros do meu trabalho - e farei algumas doações.


Biblioteca Pública de Niterói é inaugurada após restauração e modernização

A Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, representando o Governador do Rio de Janeiro, inaugurou nesta terça-feira (05/07) as obras de restauração, modernização e adequação da Biblioteca Pública de Niterói (BPN), realizadas com investimentos de cerca de R$ 7 milhões do governo do estado, em parceria com o Ministério da Cultura.

As novas instalações da biblioteca seguem o conceito das Bibliotecas Parque e combinam as características originais do seu espaço com a modernidade e a tecnologia de um novo conceito de biblioteca, proporcionando mais que um simples acesso à leitura. Seu acervo de livros, jornais, revistas, mapas, obras raras, enciclopédias e biografias foi atualizado. Além disso, estão à disposição do público DVDs, um milhão de músicas digitalizadas e acesso livre à internet em vários computadores.

A Superintendente da Leitura e do Conhecimento da SEC, Vera Saboya, declarou que, a partir de agora, a BPN vai ingressar num roteiro mais afinado com os modernos projetos das bibliotecas mundiais, voltado para o aprimoramento e a expansão do universo cultural do público de Niterói e do estado.






História

O prédio da Biblioteca Pública de Niterói, com cerca de 1500 m2 de área, foi construído no período de 1927-35, em estilo eclético, com inspiração neoclássica, conforme projeto do arquiteto Pietro Campofiorito, italiano que fincou raízes em Niterói, onde ajudou a fundar a Sociedade Fluminense de Belas Artes e a Escola Fluminense de Belas Artes. Por seu valor cultural e por conta do ambiente urbano que formava com o conjunto de prédios públicos implantado na Praça da República, o edifício da biblioteca foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

Nenhum comentário: