France Presse
A primeira-ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, uniu-se em matrimônio com sua companheira este domingo, no primeiro dia de vigência da lei que legaliza os casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país nórdico.

Segundo a TV islandesa RUV, a chefe de Estado casou-se oficialmente com sua companheira, Jonina Leosdottir, após apresentar processo para transformar sua união civil em casamento.
O principal meio islandês informou que não houve cerimônia particular.
O Parlamento islandês adotou por unanimidade, em 12 de junho, a legalização do casamento homossexual, uma lei que começou a vigorar este domingo.
Até agora, os casais de mesmo sexo podiam se unir legalmente e beneficiar-se dos mesmos direitos que os casais heterossexuais, mas a união não era formalmente um casamento.
Sigurdardottir, primeira-ministra desde fevereiro de 2009, é a primeiro chefe de governo a declarar sua homossexualidade abertamente.
Políticos Gays
Bertrand Delanoe, prefeito de Paris

Em 1995, Bertrand Delanoe foi eleito Senador por Paris. No Senado, foi secretário do Comitê de Assuntos Externos e Defesa. É o prefeito de Paris desde 2001.
Delanoë foi um dos primeiros políticos franceses de um grande partido a anunciar sua homossexualidade, durante uma entrevista televisiva em 1999 (antes de ser eleito prefeito). Sua eleição tornou Paris a maior cidade do mundo liderada por um político abertamente homossexual. Sofreu um atentado em 5 de outubro de 2002 durante a Nuit Blanche, uma noite de festividades em Paris. O agressor, Azedine Berkane, alegadamente disse à policia que "não gostava de homossexuais". Delanoë é cogitado como um dos pré-candidatos à Presidência da França em 2012, quando acaba o atual mandato de Nicolas Sarkozy.
Klaus Wowereit, prefeito de Berlim

Em março deste ano Klaus Wowereit, deu voz de prisão a um grupo de turistas paulistas que estavam num restaurante de Berlin. De acordo com a colunista Anna Ramalho, do Jornal do Brasil, assim que avistaram o prefeito, o grupo soltou comentários do tipo, “olha lá, o prefeito bicha”. Mal sabiam eles que Wowereit já esteve várias vezes no Rio de Janeiro, e que conhece, portanto, muitas palavras em português. O prefeito levou todos para a delegacia por desacato à autoridade. Segundo fontes do jornal, se o tivessem tratado por outro termo, como “gay”, ele não teria criado caso.
Ole von Beust, prefeito de Hamburgo

Nick Brown, parlamentar inglês

Annise Parker, prefeita de Houston

Nenhum comentário:
Postar um comentário