sábado, 7 de março de 2009

Humanos

Cães - Porque eles viraram gente ?




Ele escolheu deixar a natureza para viver entre nós. Aprendeu a falar com a gente, enganou nossos instintos e virou nosso filho.
- "Fiquem tranquilos!", diz a mulher. "Nesta creche cuidamos das crianças com muito carinho. No primeiro dia, cada um ganha uma mochila e uma agenda para observações sobre qualquer problema. Temos um quarto de recreação e um berçario, onde as crianças ficam separadas de acordo com o tamanho. Os pais podem ver tudo pela internet, por webcams. E não usamos nenhuma gaiola. Deixamos as crianças soltas." É assim que uma creche dedicada exclusivamente a cães, se apresenta. Ali eles são tratados como filhos. Algo, aliás, bem comum. Até 80% dos cachorros são considerados membros da família, 35% deles dormem na mesma cama que o dono, e 30% têm festinha de aniversário todos os anos. Sim, tratamos nossos cachorros como se fossem nossos filhos. E isso faz todo o sentido. A ciência diz que eles despertam tanto amor e carinho quando um bebê. Amor do tipo de exibir orgulhoso foto do cão na mesa de trabalho, de sentir saudades, de passar noites em claro se o bichinho não estiver bem.
"Oliver é meu salvador. Sem ele, eu não acreditaria mais no amor", diz Carolyn, uma mulher que vive com seu cão há 5 anos. Carolyn é apenas um caso que confirma uma tendência: nossa ligação emocional com os cães esta aumentando. "Os cães estão se tornando mais e mais fontes de apoio", diz James Serpell, biólogo da Universidade da Pensilvânia. "A tendência é que eles ocupem o vazio por casamentos desfeitos e pela demora em ter ter filhos, ou pelo individualismo das grandes cidades, muito comum hoje em dia". O "troque seu cachorro por uma criança pobre" não tem sensibilizado tanto quando antes. A complexidade, hostilidade e competitividade da vida moderna, estão fazendo com que muita gente perca a fé na humanidade, em seus próprios semelhantes e se volte para os cães, afinal trata-se de uma ligação emocional descomplicada e incondicional.
Mas por quê, entre bilhões de espécies que existem no planeta, justamente o cachorro ganhou nosso coração ? A resposta é simples: porque ele nos entende. Cães são animais muito bem qualificados para interpretar gestos e sinais humanos. A ciência já chegou a conclusão de que eles entendem o que um dedo apontado quer dizer, e sabem seguir uma indicação humana entre outros textes. Pode parecer banal, mas lobos, gatos e macacosnão passaram nesses textes. Só os cachorros. Uma pesquisa publicada no Journal of Comparative Psychology revelou que, em mais de 60% dos casos, as pessoas sabem diferenciar se o latido de um cachorro é agressivo, desesperado, feliz, brincalhão ou medroso. Mesmo quem não tem cachorro é capaz de traduzir latidos. Isso porque nascemos com a habilidade de interpretar esses sons, que o cachorro desenvolveu só para se comunicar conosco (seu ancestral, o lobo, praticamente nçao late). Isso está inscrito nos genes dele. Por quê? Porque de certa forma ele é nosso filho mesmo. Darwin explica.

Nenhum comentário: