sábado, 19 de abril de 2008

Anti Pub


Não é nada fácil ser publicitário na França.

O que acontece é que o francês é muito politizado, crítico, adora discutir, é muito instruído e... tem aversão à propaganda.
Sim, o francês em geral detesta tudo que pareça querer te vender algo. Tanto que em 2003 estourou um movimento que ficou conhecido como "anti pub", ou movimento anti-publicidade.
Na época, todos os outdoors e anúncios no metrô apareciam pichados ou rabiscados com mensagens de "resistência cultural", convidando as pessoas a reagirem e não comprarem aqueles produtos anunciados, dizendo que ninguém precisava daquilo para se sentir melhor.
Os parisienses aderiram ao movimento e até hoje é possivel se ver alguns anúncios pichados no metrô com tais frases.
Alias, é até comum em Paris as pessoas falarem que não têm nem televisão em casa. Na internet a coisa é parecida, eles adotam em massa os programas que bloqueiam banners. Sentiu o tamanho da encrenca? Sangue no olho..
Como eles adoram uma polêmica, para jogar mais lenha na fogueira foi lançado um filme francês que fala de propaganda e que é a adaptação de um livro que fez muito sucesso por aqui. O livro se chama 99 Francos. É assinado por Frédéric Beigbeder, que foi redator na Young & Rubicam de Paris, e conta a história de Octave, redator na maior agência do mundo, a fictícia Ross and Witchcraft.
O filme é na verdade uma dura crítica à propaganda e à profissão e conta como uma idéia "genial" pode se tornar um filme "medíocre" após o cliente "sugerir" (impor) sua própria versão para o filme.
Tem até uma cena onde o redator diz em off, depois de uma reunião com o cliente: "agora vocês ja sabem porque só tem propaganda de merda na tv".
Já o livro é bem mais ácido e tem pérolas como: "na minha profissão ninguém quer sua felicidade, porque quem está feliz não consome".
Mas, visto sob a ótica do consumidor, fica a impressão de que a profissão não é muito séria e é uma dura crítica a toda criação publicitária.
Resta torcer para que ele saia pelo menos no circuito de cinemas que passam filmes europeus, no Brasil, para você também conferir e começar a discussão.

Nenhum comentário: