Aula de Honestidade no colégio
Em um dos países mais corruptos do mundo, crianças aprendem ética na prática desde cedo.
Um mercado onde tudo o que se vende é pago honestamente, sem que seus consumidores roubem. A cena seria mais do que banal e até rotineira se o palco não fosse uma escola em um dos países mais corruptos do mundo: a Indonésia. Com o intuito de combater a corrupção antes mesmo dela ocorrer, na nação detentora dos piores índices - 143º lugar no ranking de acordo com a ONG Transparência Internacional - a Comissão Anticorrupção local vem combatendo a prática não apenas com a Justiça, mas também na sala de aula.No currículo das escolas da capital Jacarta, aulas sobre a importância de ser honesto e ético e as desvantagens de ser corrupto são, atualmente, um dos mais vibrantes frontes de luta contra a prática já enraizada na sociedade indonésia.
- Atualmente, há dois tipos de abordagem que vêm sendo implementadas como estratégia para combater a corrupção na escola - explica Adnan Topan, vice-coordenador da Indonesian Corruption Watch (Antikorupsi). - Primeiro, montar um currículo anticorrupção nas escolas, e segundo estabelecer um 'mercado honesto' para os alunos. Ou seja, se qualquer estudante quer comprar algo nele, terão eles mesmo que pagar, dar o troco e nada pode ser guardado nesse processo. O propósito é aumentar a honestidade entre os estudantes. E isso terá um impacto para eles mesmos, pois pelo currículo se poderá saber se trata-se ou não de uma pessoa corrupta.
Nas salas de aula e nas dependências da escola, valores sobre moral e transparência são levados como premissa. O ensino é parte de um projeto piloto idealizado por promotores de Justiça do país e envolvem leituras e interatividade, em que gritos e palmas têm sua hora. - São fundamentais atividades em que os alunos se sintam protagonistas diante de juris simulados ou casos envolvendo questões éticas. Seriam medidas a longo prazo - observa Ana Canem, da Faculdade de Educação da UFRJ.
Durante a infância, a corrupção também pode se manifestar quando se mente para os pais, ao colar em uma prova, ou mesmo quando se usa o dinheiro da mensalidade da escola para outras coisas.Mais do que um crime, todavia, a corrupção é parte de um sistema e da cultura local. Assim como no Brasil, mesmo quando há condenação, é comum os ricos e poderosos serem libertados.- A corrupção na Indonésia tem sido cada vez mais perigosa porque se espalha para todos os lugares, seja no Executivo, no Legislativo, ou mesmo no Judiciário - relata Topan. - Pode-se dizer que está em todas as partes e é destrutivo.
- Conscientizá-los sobre a importância de se ter uma posição ética e honesta é importante para formar uma nova geração de cidadãos mais responsáveis - avalia Giovanni Quaglia representante regional no Brasil do UNDODC, escritório da ONU sobre drogas e crimes.
Modelo de Currículo de Curso Ética e Cidadania
Modelo de Currículo de Curso Ética e Cidadania
Curso: Ética e Cidadania
Objetivos:
a) Geral
• Desenvolver no aluno a prática da reflexão sobre conceitos e valores e promover uma conscientização da importância da compreensão da ética e vivência da cidadania no mundo contemporâneo (especialmente no Brasil).
• Desenvolver no aluno a prática da reflexão sobre conceitos e valores e promover uma conscientização da importância da compreensão da ética e vivência da cidadania no mundo contemporâneo (especialmente no Brasil).
b) Específicos
Levar o aluno a:
• Compreender a função e a importância da ética e cidadania enquanto disciplina;
• Investigar a origem e a importância da ética nas questões que envolvem cultura, identidade e permeiam as relações sociais e políticas no mundo contemporâneo;
• Investigar a origem e a importância da ética nas questões que envolvem cultura, identidade e permeiam as relações sociais e políticas no mundo contemporâneo;
• Fornecer instrumental crítico para a análise dos principais dilemas éticos do mundo contemporâneo, particularmente, do Brasil;
• Reformular conceitos e valores rumo a uma nova consciência do papel social como indivíduo e futuro profissional;
• Analisar o papel exercido pelos partidos políticos, movimentos sociais, entidades da sociedade civil na ampliação dos direitos da cidadania na sociedade brasileira;
• Compreender as linhas demarcatórias entre o público e o privado e os valores éticos que configuram esta relação;
Desenvolver o espírito crítico através da leitura e debate de autores que se constituem em marcos do pensamento moderno brasileiro, repensando a idéia de brasilidade, nossa cultura e sociedade.
Ementa:
a) Ética: definição, campo, objeto e seus intérpretes – a constituição do sujeito ético, de Platão à pós-modernidade; Moral: definição e a questão na modernidade; Cidadania: conceito, bases históricas e questões ideológicas;
b) Quanto aos conhecimentos a serem apreendidos: sumo bem, liberdade, dependência, igualdade, responsabilidade e alienação; classificação da ética: bioética, ética profissional, ética política etc.
c) Ética e Cidadania: definição de cidadania e de identidade nacional, características da cidadania brasileira, estudo da ética na política brasileira, a ética profissional, a atuação do profissional na sociedade brasileira.
d) Quanto aos conhecimentos a serem apreendidos: a questão da identidade e cultura; a evolução dos direitos humanos; os direitos de cidadania no Brasil; exclusão social e violência; globalização; política, alienação e responsabilidade social; a sociedade do trabalho e a ética profissional.
c) Ética e Cidadania: definição de cidadania e de identidade nacional, características da cidadania brasileira, estudo da ética na política brasileira, a ética profissional, a atuação do profissional na sociedade brasileira.
d) Quanto aos conhecimentos a serem apreendidos: a questão da identidade e cultura; a evolução dos direitos humanos; os direitos de cidadania no Brasil; exclusão social e violência; globalização; política, alienação e responsabilidade social; a sociedade do trabalho e a ética profissional.
Metodologia:
A disciplina constará de:
1. aulas expositivas e discussões dirigidas pelo professor em diálogo com a bibliografia, alunos e alunas;
2. seminários e discussões dirigidos pelos alunos e alunas em diálogo com a bibliografia, professor e colegas;
3. exibição de filme seguida de discussão sobre o tema.
Critério de Avaliação:
[(P1x3 + P2x3) + PFx4] / 10 = MF
Conteúdo Programático:
• Conceitos de ética, moral e cidadania.
• Responsabilidade, liberdade e consciência ética.
• Origens e transformações histórico-sociais da ética: ética grega, cristã, reformada, pós-moderna.
• A ética calvinista e a educação no Brasil: origem e identidade do Mackenzie.
• Dilemas éticos brasileiros.
• A Classificação da ética.
• Brasil: aspectos históricos e culturais para o exercício da cidadania.
• Análise e alternativas de soluções para violações ao exercício da cidadania no Brasil.
• Ética, política e cidadania: relação entre o público e o privado – clientelismo e fisiologismo na política brasileira.
• Ética e cidadania na sociedade contemporânea.
• Ética, cidadania e trabalho: problemas atuais da profissão – aspectos éticos, de mercado e de responsabilidade social.
Bibliografia:
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? 2 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
LIBERAL, Márcia Mello Costa De (org). Um olhar sobre ética e cidadania, v. 1. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2002.
MORIN, Edgar. O método 6: ética. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.PINSKY, Jaime;
PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). História da cidadania. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2003.
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