Uma das minhas maiores frustrações é não conseguir dançar como meus amigos. Em festas com público eu sou uma porta, híper-travado. Não movo um músculo, embora internamente minha vontade é dar um show.
Eu só consigo dançar em uma única situação: trancado em casa, de janelas fechadas e preferencialmente à noite com as luzes apagadas. Nesses momentos, eu ouço musicas e consigo liberar os movimentos. Esses momentos me dão uma profunda sensação de bem estar.
Expressão corporal
Platão e Sócrates, filósofos gregos consideraram que a dança é uma atividade que forma o cidadão por completo , onde promoveria saúde ao corpo, ponto de reflexão estética e filosófica, no que a fez destacar-se na educação grega, eles não acreditavam que o corpo era separado do espírito e acreditava que a dança equilibrava e lhe trazia o conhecimento e a sabedoria.
Confere-se que a dançaterapia (ou dança expressiva) é resultado de uma terapia onde tem na dança um meio de superação, que cria um conhecimento maior de seu próprio corpo e os seus limites, é uma terapia que deixam os movimentos fluírem livremente, sem obedecer a regras específicas como as demais danças , seu critério é a improvisação, objetiva a obtenção do prazer em simbiose com a música ou com o silencio.
No trabalho corporal, os movimentos ficam a critério da vontade do aluno, sendo primordial que expresse neste movimento que realizar seus sentimentos, sinta a música e se deixe envolver por ela; fazendo-se uma interpretação individual dos sons que estiver ouvindo, como o canto dos pássaros, o barulho de uma cachoeira (caso a aula seja ao ar livre) , o tumulto dos carros etc
A dança aplicada terapeuticamente, desígna que o aprendente, coloque para fora o que está internalizado, suas habilidades, em um trabalho corporal de mente e alma, no “sentido de essência da vida”.
É uma atividade lúdica e terapeutica que traz bem estar, causando melhoras no corpo e na mente e estimula as individualidades. E a esses aprendizados adquire-se uma consciência corporal, reeducação de postura e respiratória, melhora a coordenação psicomotora, adaptações e ganho de autonomia dos gestos diários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Quem são estes, da segunda imagem?
Puxa.. eu não me lembro mesmo. =)
Postar um comentário