domingo, 27 de junho de 2010

Islandia tem 1º Chefe de Estado assumidamente gay do mundo

Parlamento aprovou legalização do casamento gay, que vale desde hoje.
Johanna Sigurdardottir é 1.ª chefe de Estado a assumir homossexualidade.
France Presse
A primeira-ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, uniu-se em matrimônio com sua companheira este domingo, no primeiro dia de vigência da lei que legaliza os casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país nórdico.

Segundo a TV islandesa RUV, a chefe de Estado casou-se oficialmente com sua companheira, Jonina Leosdottir, após apresentar processo para transformar sua união civil em casamento.
O principal meio islandês informou que não houve cerimônia particular.
O Parlamento islandês adotou por unanimidade, em 12 de junho, a legalização do casamento homossexual, uma lei que começou a vigorar este domingo.
Até agora, os casais de mesmo sexo podiam se unir legalmente e beneficiar-se dos mesmos direitos que os casais heterossexuais, mas a união não era formalmente um casamento.
Sigurdardottir, primeira-ministra desde fevereiro de 2009, é a primeiro chefe de governo a declarar sua homossexualidade abertamente.

Políticos Gays

Bertrand Delanoe, prefeito de Paris

Em 1995, Bertrand Delanoe foi eleito Senador por Paris. No Senado, foi secretário do Comitê de Assuntos Externos e Defesa. É o prefeito de Paris desde 2001.
Delanoë foi um dos primeiros políticos franceses de um grande partido a anunciar sua homossexualidade, durante uma entrevista televisiva em 1999 (antes de ser eleito prefeito). Sua eleição tornou Paris a maior cidade do mundo liderada por um político abertamente homossexual. Sofreu um atentado em 5 de outubro de 2002 durante a Nuit Blanche, uma noite de festividades em Paris. O agressor, Azedine Berkane, alegadamente disse à policia que "não gostava de homossexuais". Delanoë é cogitado como um dos pré-candidatos à Presidência da França em 2012, quando acaba o atual mandato de Nicolas Sarkozy.


Klaus Wowereit, prefeito de Berlim

Prefeito desde 2001, tendo sido reeleito em 2006. É considerado um potencial candidato do SPD a chanceler da Alemanha. Wowereit namora Jörn Kubicki, um neurocirurgião 12 anos mais novo que ele.
Em março deste ano Klaus Wowereit, deu voz de prisão a um grupo de turistas paulistas que estavam num restaurante de Berlin. De acordo com a colunista Anna Ramalho, do Jornal do Brasil, assim que avistaram o prefeito, o grupo soltou comentários do tipo, “olha lá, o prefeito bicha”. Mal sabiam eles que Wowereit já esteve várias vezes no Rio de Janeiro, e que conhece, portanto, muitas palavras em português. O prefeito levou todos para a delegacia por desacato à autoridade. Segundo fontes do jornal, se o tivessem tratado por outro termo, como “gay”, ele não teria criado caso.

Ole von Beust, prefeito de Hamburgo
Sua eleição também em 2001, fez de Hamburgo, uma das grandes cidades alemãs com um prefeito abertamente homossexual, juntamente com Berlin, a capital do país. Berlim e Hamburgo são tanto as duas maiores cidades da Alemanha quanto cidades-estados, fazendo de Wowereit e von Beust os dois primeiros governadores gays da Alemanha.

Nick Brown, parlamentar inglês
Ex-ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação do Reino Unido, Brown é membro do Parlamente desde 1983 e foi apontado como secretário parlamentar do Tesouro. Aliado do primeiro-ministro Gordon Brown, manteve sua sexualidade em particular até 1998, quando foi forçado a fazer uma declaração pública após tabloides noticiarem ter encontrado um ex-amante dele.

Annise Parker, prefeita de Houston
Em dezembro, a democrata Annise Parker se tornou a primeira prefeita abertamente homossexual eleita na cidade texana de Houston, a quarta maior dos Estados Unidos, com mais de 2 milhões de habitantes. A eleição de Parker, marcada por uma forte retórica anti-homossexual, deu a gays e lésbicas americanos uma vitória simbólica após derrotas sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia e em Maine.

Nenhum comentário: