quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ração Humana


A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e triglicerídeos, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.
A utilização da ração humana auxilia no emagrecimento pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura.

1. Ingredientes:

Linhaça
É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.

Colágeno
Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

Fibra de trigo
Estimula os movimentos naturais do intestino, combate a prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.

Aveia
Contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção destas pelo organismo. A aveia auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos. Por isso ela é tão utlizada em produtos de beleza.

Leite de Soja
É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso. Ele também contém um hormônio natural vegetal que age no organismo como estrogênio, ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa. Auxilia também na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer; fornecendo ao organismo a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.

Açúcar mascavo
Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.

Quinoa Real
É um grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo. Possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes. Suas fibras ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo. Estão presentes nutrientes como vitamina B1, B2, B3, C, E, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Levedo de Cerveja
O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de aminoácidos e vitaminas B12, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura. Além de aminoácidos, o levedo de cerveja contém vitaminas do Complexo B e minerais como potássio, ferro, selênio e cromo.

Gergelim
Alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Possui muitas fibras, cálcio e ferro, constituindo-se num ótimo complemento alimentar. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, ulcera, prisão de ventre, pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.

Gérmen de Trigo
Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldades de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções. Combate também doenças reumáticas, como o torcicolo, reumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.

Na Vida Selvagem


Dirigido por Sean Penn, baseado no livro homônimo, do jornalista Jon Krakauer, que conta a história verídica de Christopher McCandless, um jovem recém-formado que doa todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade, muda de identidade e parte em busca de uma experiência genuína que transcendesse o materialismo do quotidiano, aventurando-se pelos Estados Unidos da América até chegar ao inóspito Alasca. Desconfiado das relações humanas e influenciado pelas suas leituras, que incluíam Tolstoi e Thoreau, ansiava por chegar ao Alasca, onde poderia estar longe do homem e em comunhão com a natureza selvagem e pura. O que lhe acontece durante este percurso transforma o jovem num símbolo de resistência para inúmeras pessoas.
Sean Penn vai intercalando a viagem de McCandless com breves flashbacks do seu passado, narrados em voz off pela irmã de Chris. Chistopher quer fugir a uma família materialista, hipócrita e cheia de mentiras. Penn tem olho de cineasta e a sua câmara vai captando melancolicamente, com vagar e gosto, a paisagem americana, ao som da excelente banda sonora de Eddie Vedder, embalando o espectador, que é quase hipnotizado pelas imagens e som. Penn tem ainda a mestria de não entrar muito pelo lado místico ou esotérico do rapaz timido, mostrando-nos apenas o lado de McCandless extremamente simpático, uma pessoa que faz amigos com facilidade, com uma simpatia espontânea, onde apenas se entrevê uma certa tristeza interior, não obstante toda a força que possui. Claro que a isto não é estranha a tranquila mas marcante interpretação de Emile Hirsch.
Era Christopher McCandless um aventureiro heróico ou um idealista ingénuo, um Thoreau rebelde dos anos 1990 ou mais um filho americano perdido, uma pessoa que tudo arriscava ou uma trágica figura que lutava com o precário balanço entre homem e Natureza e contra o materialismo da sociedade?
Podem se seguir discussões e debates para decidir se era ele uma resposta a uma sociedade doente ou um jovem intenso demais em tudo que fazia. Porém, todo julgamento que fizermos dele será hipotetico: sobre alguem que atravessou as fronteiras de si mesmo e chegou onde poucos habitam, que experimentou o seu jeito de viver e concluiu que seu lugar no mundo não era tão ruim assim. Mas já era tarde demais para voltar, ele já estava onde o julgamento nem bem compreende e nossa sociedade isolada em suas redes de comunicação não pode sequer supor.
Para completar, o filme vem com excelente trilha sonora elaborada por Eddie Vedder, líder da banda Pearl Jam.



terça-feira, 19 de janeiro de 2010

São Sebastião - Padroeiro do Rio


São Sebastião (França, 256 d.C. — 286 d.C.)
Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro
Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV (Baixa Idade Média), tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. Cidadão de Milão, no entanto originário da cidade francesa de Narbonne, foi morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável.
De acordo com Atos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal - a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia).
O simbolismo na História de São Sebastião, como no caso de Jonas, Noé e São Jorge, é vista, pelas lideranças cristãs atuais, como alegoria, mito, fragmento de estórias, uma construção histórica que atravessou séculos.
O bárbaro método de execução de São Sebastião fez dele um tema recorrente na arte medieval - surgindo geralmente representado como um jovem amarrado a uma estaca e perfurado por várias setas (flechas); de resto, três setas, uma em pala e duas em aspa, atadas por um fio, constituem o seu símbolo heráldico.
A Pintura há muito o nomeou como modelo de pintores da Renascença tornando-o um ícone.
No ano de 2000, os movimentos de defesa dos homossexuais no Brasil proclamaram São Sebastião como protetor e padroeiro dos gays.

















Padroeiro dos Gays











quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Zimbabwe


Dentre os países mais pobres da Africa, atualmente, o caso mais dramático é o do Zimbábue. O ditador do país, Robert Mugabe, está no poder desda a d[ecada de 80. O Zimbábue tem a mais alta taxa de inflação do planeta (cerca de nove mil por cento ao mês), desemprego em massa (85%), fome e açoitado pela AIDS (expectativa média de vida de 37 anos). E o ditador apontado como o mais corrupto do mundo, vive no luxo enquanto seu povo na mais completa miséria.

Mas o Zimbabwe nem sempre foi assim. Há 30 anos atrás, o país era considerado próspero, com futuro. A antiga Rodésia do Sul - tornada independente em 1965 pelo branco Ian Smith - era um posto avançado ilusório de vida colonial na qual muitos dos 270 mil brancos pareciam ignorar alegremente a guerra que transcorria em prol dos 7 milhões de negros. Eles passavam filtros solares à beira de piscinas, jogavam boliche na grama aparada do Parque Salisbury e escutavam diariamente o rádio para ouvir coisas como "Bote o lixo para fora" na língua shona. Havia no país o regime segregacionista do apartheid. Ian Smith foi pressionado pelos EUA e Inglaterra a abrir o país aos negros, apoiando o revolucionário Robert Mugabe. Conquistada a auto-determinação, os negros venceram e expropriaram as terras dos brancos, no entanto tais medidas acabaram por desestruturar a economia do país.

Mugabe não está sozinho. Ele se mantém no poder à moda tradicional dos chefes africanos, apoiado por seu clã e uma extensa clientela, assim como as Forças Armadas, tendo como base seu partido, o ZANU, que depois do fim do regime de minoria branca tomou de assalto não apenas o governo, mas o Estado e até as instituições econômicas, tornando o ZANU e a República do Zimbábue uma só instituição. Quem fosse contra o ZANU ou Mugabe era contra o Zimbábue.

Ao contrário do que se diz não se fez uma reforma agrária; os agricultores negros foram mantidos sob dependência estrita da burocracia (que não chegara a ser tecnocracia) dos "donos do poder" no Estado, com um péssimo planejamento agrícola. Isso aí descredibiliza a reforma agrária, que sim, era justa a desapropriação dos colonizadores cujos capitais não eram socializados. No entanto, os brancos empregavam a população local que assim tinha empregos, salários e mesmo injustamente destituídos de direitos eles podiam pelo menos comprar o que comer. Agora ficaram sem nem mesmo ter de onde tirar o mínimo sustento que tinham pois as terras confiscadas não foram dadas a eles, mas aos membros do ZANU.

Os ex-trabalhadores do campo nem conseguem se instalar em Harare com o êxodo rural, pois a policia derruba os barracos improvisados fazendo que todos durmam pelas ruas mesmo. E as terras confiscadas não produzem sequer commodities (quem dera ainda produzissem!), muito menos alimento a preços acessíveis para as pessoas. Em 26/06/09, Mugabe ordenou que os preços dos alimentos e serviços fossem reduzidos pela metade. Os que não cumpriram a exigência foram presos, desde diretores de empresas até vendedores de rua. Já são 7.600 à espera de julgamento. A medida levou ao fechamento das lojas, pois os comerciantes afirmam que não podem vender seus produtos por menos do que pagaram por eles. Se perguntarem para o povo quem era melhor, dirão que no tempo dos brancos (antes de 1980) a vida era melhor do que agora. Hoje muitos desses veteranos da revolução, quase todos sem nenhuma experiência de trabalho agrícola, querem vender suas terras de volta aos brancos, mas estes acabaram por ficar receosos.

É claro que a Rodésia tinha problemas político-sociais terríveis, baseadas sobretudo na falta de direitos politicos dos negros, mas tinha pelo menos uma classe média que não era só do brancos. O próprio Mugabe que estudou em Colégio Marista e em uma Universidade inglesa era parte desta classe média. Não era o esquema "brancos ricos" X "negros pobres". Havia menos desigualdade sócio-racial que no Brasil na mesma época. Atualmente não há classe média alguma no Zimbabwe.

Professores, médicos, engenheiros, advogados tanto brancos como negros ficaram pauperizados ou tiveram que se exilar e agora sim, há um abismo social gigantesco e a tal da reforma agrária controvertida não é a que começou ainda antes da fundação do Zimbabwe e que se arrastou por décadas adentro (e que teve até apoio do governo trabalhista inglês, a certa altura), mas a que foi imposta a partir de 2002, que expulsou fazendeiros (mesmo os que compraram terras após 1980) sem nenhuma compensação para beneficiar partidários da revolução, sob a manjada premissa do "é dando que se recebe". A suposta reforma agrária não foi a única responsável pelos atuais problemas econômicos do Zimbabwe, mas representou a gota d'água que faltava para fazer o país chegar ao fundo poço.

Ao contrário de Mugabe, a política conciliatória com os brancos de Mandela, ajudou a África do Sul a se manter como o país mais desenvolvido do continente, sem excluir a existência de um forte empresariado negro no país, fazendo negócios associados a seus compatriotas brancos e sul-asiáticos. No Zimbábue, o empresariado se constitui no próprio senhor Mugabe e sua patota. Mugabe, fez o mesmo que Isabel de Castela em relação aos judeus: prejudicou um dos contingentes mais produtivos da população local, todos nascidos lá e tão zimbabueanos como ele empurrando o país ainda mais fundo para a vala do atraso econômico, só para afirmar politicagem demagógica.

O país é um dos mais ricos do mundo em termos de riquezas naturais (ouro, diamantes, urânio), mas submetido a um governo ineficiente e altamente corrupto, que se eterniza no poder. Culpar os países "brancos" pela situação sócio-política no Zimbábue é totalmente injustificado ainda mais se colocando a desculpa do racismo como se isso explicasse tudo, sem precisar analisar a complexidade da conjuntura. Se há de acusar a comunidade mundial por qualquer coisa seria pelo cinismo de não submeter o regime do Sr. Mugabe a justificáveis boicotes e sanções econômicas como se fez com o regime do já mencionado Sr. Ian Smith. O fato de Mugabe ser negro e Ian Smith ser branco não diferencia a ilegitimidade de ambos os regimes.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Haiti - Earthquake

Trechos do Livro dos Espíritos - Codificado por Allan Kardec
Da Lei de Destruição

728 A destruição é uma lei natural?

– É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. O que chamais destruição é apenas transformação que tem por objetivo a renovação e o melhoramento dos seres vivos.

732 A necessidade de destruição é a mesma em todos os mundos?

– É proporcional ao estado mais ou menos material dos mundos e cessa quando os estados físico e moral estão mais depurados. Nos mundos mais avançados as condições de existência são completamente diferentes.

733 A necessidade da destruição existirá sempre entre os homens na Terra?

– A necessidade de destruição diminui e se reduz entre os homens à medida que o Espírito se sobrepõe à matéria; é por isso que se constata o horror à destruição crescer com o desenvolvimento intelectual e moral.

737 Com que objetivo os flagelos destruidores atingem a humanidade?

– Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que adquirem em cada nova existência um novo grau de perfeição? É preciso ver o objetivo para apreciar os resultados dele. Vós os julgais somente do ponto de vista pessoal e os chamais de flagelos por causa do prejuízo que ocasionam; mas esses aborrecimentos são, na maior parte das vezes, necessários para fazer chegar mais rapidamente a uma ordem de coisas melhores e realizar em alguns anos o que exigiria séculos.

738 A Providência não poderia empregar para o aperfeiçoamento da humanidade outros meios que não os flagelos destruidores?

– Sim, pode, e os emprega todos os dias, uma vez que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. É o homem que não tira proveito disso; é preciso castigá-lo em seu orgulho e fazer-lhe sentir sua fraqueza.

738 a Mas nesses flagelos o homem de bem morre como o perverso; isso é justo?

– Durante a vida, o homem sujeita tudo ao seu corpo; mas, após a morte, pensa de outro modo e, como já dissemos, a vida do corpo é pouca coisa; um século de vosso mundo é um relâmpago na eternidade. Portanto, os sofrimentos que sentis por alguns meses ou alguns dias não são nada, são um ensinamento para vós e servirão no futuro. Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo, compõem o mundo real. (Veja a questão 85.) Esses são filhos de Deus e objeto de toda a sua solicitude; os corpos são apenas trajes sob os quais aparecem no mundo. Nas grandes calamidades que destroem os homens, é como se um exército tivesse durante a guerra seus trajes estragados ou perdidos. O general tem mais cuidado com seus soldados do que com as roupas que usam.

738 b Mas nem por isso as vítimas desses flagelos são menos vítimas?

– Se considerásseis a vida como ela é, e quanto é insignificante em relação ao infinito, menos importância lhe daríeis. Essas vítimas encontrarão numa outra existência uma grande compensação para seus sofrimentos se souberem suportá-los sem se lamentar.
Quer a morte chegue por um flagelo ou por uma outra causa, não se pode escapar quando a hora é chegada; a única diferença é que, nos flagelos, parte um maior número ao mesmo tempo.
Se pudéssemos nos elevar pelo pensamento, descortinando toda a humanidade de modo a abrangê-la inteiramente, esses flagelos tão terríveis não pareceriam mais do que tempestades passageiras no destino do mundo.

739 Os flagelos destruidores têm alguma utilidade do ponto de vista físico, apesar dos males que ocasionam?

– Sim, eles mudam, muitas vezes, as condições de uma região; mas o bem que resulta disso somente é percebido pelas gerações futuras.

740 Os flagelos não seriam para o homem também provas morais que os submetem às mais duras necessidades?

– Os flagelos são provas que proporcionam ao homem a ocasião de exercitar sua inteligência, mostrar sua paciência e sua resignação à vontade da Providência, e até mesmo multiplicam neles os sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se não é dominado pelo egoísmo.

741 É dado ao homem evitar os flagelos que o atormentam?

– Sim, em parte, embora não como se pensa geralmente. Muitos dos flagelos são a conseqüência de sua imprevidência; à medida que adquire conhecimentos e experiência, pode preveni-los se souber procurar suas causas. Porém, entre os males que afligem a humanidade, há os de caráter geral, que estão nos decretos da Providência, e dos quais cada indivíduo sente mais ou menos a repercussão. Sobre esses males, o homem pode apenas se resignar à vontade de Deus; e ainda esses males são, muitas vezes, agravados pela sua negligência.











sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Reeducação Alimentar

Há uns três anos atrás, fui fazer o exame periódico de saúde da empresa. Realizei os exames de sempre: sangue e urina. Ao buscar os resultado dos exames no laboratório, levei um susto: os índices de glicose, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico etc estavam todos acima do normal. A partir daí fiz uma reflexão sobre os meus hábitos alimentares. Por causa do trabalho tenho o costume de fazer as minhas refeições em restaurantes self-service. A variedade de receitas é grande, com a vantagem de já estarem prontas. Diante de tantas opções, acabava não ressistindo às tentações e fazia misturas bizarras como feijoada com lassanha etc. Face à nova realidade dos exames, fui obrigado a encarar uma reeducação alimentar braba. Consultei sites e assinei revistas especialisadas. No início foi complicado, ao chegar na gôndola do self-service, passei a ir direto para as verduras e vegetais e enchia o prato de cenoura, brócolis, beringela, beterraba, rúcula etc alimentos que não estava habituado a comer. Mas após as duas primeiras semanas, tudo virou hábito, passei a ir selecionar os vegetais e legumes automaticamente. O resultado foi extraordinário, após dois meses realizei novos exames e todos os índices voltaram ao normal, fora o fato de que me senti mais disposto e com uma aparência mais saudável, que era visível até mesmo na pele e cabelos.


Para você, que como eu, faz suas refeições diárias em self-services vai algumas sujestões:
Toda refeição deve ter
A dieta saudável contém carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais, em quantidades equilibradas. Para isso, cada refeição deve conter, obrigatoriamente, uma porção de carboidratos, uma de proteínas e duas de saladas. Para montar seu prato siga a regra:


Segunda-feira
 Arroz com legumes
 Frango grelhado
 Cenoura, brócolis, rúcula, pepino, ovo de codorna, tomate cereja e queijo branco
O frango apresenta uma menor taxa de gordura, quando grelhado. O brócolis é uma hortaliça rica em fibras, cálcio, vitaminas A, B, C e K, e com alta concentração de ferro. A cenoura é uma excelente fonte de cálcio, potássio e carotenoides, compostos antioxidantes que auxiliam em diversas funções do organismo. Este legume contém o betacaroteno, substância que é convertida em vitamina A pelo organismo, nutriente fundamental para a boa visão, e também está presente no pepino. O queijo branco oferece cálcio. Já o ovo de codorna cozido não está relacionado a benefícios ou malefícios à saúde.


Terça-feira
 Nhoque com molho de tomate
 Peixe grelhado
 Couve-flor, beterraba, rúcula e vagem
Os carboidratos complexos do nhoque com molho de tomate derrubam as taxas de calorias. Já o peixe grelhado é rico em gordura do tipo ômega-3. Vale destacar, entre as verduras, que a couve-flor refogada possui um alto teor de cálcio, nutriente também presente na rúcula. A beterraba é outra que garante a substância, mais carboidratos, vitamina C e ferro. A vagem oferece minerais e ferro.


Quarta-feira
 Arroz e feijão-preto
 Costela de porco
 Tomate, alface, brócolis, cenoura e couve refogada
A feijoada é desaconselhada por ser muito calórica. Caso o restaurante a ofereça em potes separados, leve ao prato somente o feijão-preto acompanhado da carne-seca - ou de uma com o preparo mais magro, como a costela. A salada, por sua vez, é rica em cálcio e ferro, minerais presentes no brócolis e na couve refogada. A alface americana reúne vitaminas A e K, além de ferro, fósforo, potássio, manganês e carotenoides.


Quinta-feira
 Espaguete com molho de tomate
 Baby-beef grelhado
 Rúcula, alface e cenoura
A porção do espaguete é rica em carboidratos, fonte de energia para o corpo humano. O molho temperado com folhas de manjericão contém substâncias antioxidantes, como os carotenoides, ricos em licopeno as propriedades desse nutriente são potencializadas. Quando submetido a cozimento, o baby-beef fornece proteínas, lipídeos e minerais, como o ferro.


Sexta-feira
 Arroz branco
 Salmão grelhado
 Beterraba, abobrinha, beringela e tomate cereja
O salmão é outra proteína que traz o ômega-3. O alimento contribui para a redução do colesterol. Arroz tem carboidratos, proteínas, lipídeos e cálcio. O tomate cereja possui as mesmas propriedades do tomate, ou seja, rico em carboidratos, cálcio e licopeno - uma substância antioxidante que ajuda a combater os radicais livres. Já a abobrinha garante vitaminas e minerais. A beringela oferece complexo B, grupo de vitaminas importantes na ação do metabolismo celular.